O plano nacional vai desenvolver vários projetos, campanhas e formações para a desconstrução de estereótipos no sistema educativo.
No âmbito da nova Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação, conhecida como Portugal + Igual, que foi aprovada no final de junho deste ano, o Governo apresentou aos parceiros a sua proposta para uma educação e formação livre de estereótipos de género.
Pedro Simões
De acordo com o jornal Público, o plano desenvolvido pelo executivo, com vista à prevenção do sexismo e do racismo na educação, conta com ações de sensibilização e de formação às famílias, professores e diretores, pessoal não docente e editoras de manuais escolares.
As medidas no plano nacional incluem ainda projetos para a desconstrução de estereótipos no sistema educativo, campanhas para a dessegregação na formação profissional, divulgação de informação sobre o sexismo para pais, famílias e crianças, formações para diretores e equipas de coordenação educativa sobre a integração na gestão escolar.
No mês passado foi também divulgado o Guia Direito a Ser, nas Escolas publicado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e Direção Geral da Educação com "orientações para a prevenção e combate à discriminação e violência em razão da orientação sexual, identidade de género, expressão de género e características sexuais em contexto escolar", para a formação dos professores, funcionários e diretores.
O período de execução deste plano vai dar continuidade ao que já aplicado entre 2018 e 2021, que alberga três planos: o de ação para a igualdade entre mulheres e homens; para a prevenção de combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica; e para o combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres