Sábado – Pense por si

Governo avança com "norma interpretativa" sobre avaliação da idoneidade de Tomás Correia

07 de março de 2019 às 16:36
As mais lidas

O primeiro-ministro anunciou que quer clarificar que cabe ao regulador dos seguros avaliar a idoneidade do presidente da Associação Mutualista Montepio Geral, Tomás Correia.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quinta-feira que o Governo avançará com uma "norma interpretativa" para clarificar que cabe ao regulador dos seguros avaliar a idoneidade do presidente da Associação Mutualista Montepio Geral, Tomás Correia.

A questão foi introduzida no debate quinzenal pelo vice-presidente da bancada do PSD Adão Silva, que questionou se o Governo "tem agora dúvidas" sobre o que antes considerava claro, uma vez que o ministro Vieira da Silva tem reiterado que a responsabilidade dessa avaliação cabe à Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

"Nós não temos dúvidas nenhumas, estamos confrontados com o facto de haver outras pessoas com dúvidas e a ASF ter uma interpretação divergente. Como não podemos dar ordens à ASF, só há uma forma: com uma norma interpretativa que esclareça aquilo que para nós é claro, que a ASF tem total competência para avaliar a idoneidade de Tomás Correia", respondeu António Costa.

"É isso que vamos fazer para que a ASF faça o que provavelmente já devia ter feito", acrescentou o primeiro-ministro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!