Último Conselho de Ministros deste Governo incidiu nas infraestruturas. Marcelo deverá demitir Governo à noite, e este entra em gestão até à tomada de posse do novo Executivo.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros um conjunto de investimentos a realizar no aeroporto Humberto Delgado, que, segundo o secretário de Estado das Infraestruturas Frederico Francisco, está a ser atingido por "fortes constrangimentos ao conforto dos passageiros". O aeroporto, desde que arrancou o contrato de concessão, "tem tido um crescimento de tráfego e procura bastante superior ao previsto".
João Cortesão
Segundo o governante, "vai ocorrer a desafetação de uso militar da placa do aeródromo de trânsito 1, ou aeroporto de Figo Maduro", condicionada porém ao início de um investimento no Humberto Delgado. "Acreditamos que foram criadas todas as condições para serem executados os investimentos."
O regulador da aviação civil e o Estado, enquanto concedente no contrato de concessão dos aeroportos, entendem que o investimento da ANA "tem sido inferior ao que estava previsto".
Citado pela agência Lusa, Frederico Francisco sublinhou que "o Governo não está a obrigar a ANA a fazer nada que ela não estivesse já obrigada a fazer, no entendimento do concedente e do regulador", mas sim "a dar corpo de Resolução de Conselho de Ministros a essas obrigações" e a "determinar à ANA que as execute e a dar à concessionária condições para que, efetivamente, execute essas obrigações, não criando as perturbações que poderiam ser criadas se executasse essas obrigações".
Acerca do TGV, o secretário de Estado das Infraestruturas apontou que a entrada no Porto será feita através de uma nova ponte, "a montante da ponte de São João e vai permitir que a linha que atravessa Vila Nova de Gaia em túnel". "Terá estação em túnel em Santo Ovídio, Gaia" que terá correspondência com a linha amarela e rubi. "Será a estaçao ideal para Gaia e zona central e ocidental do Porto." A estação de Campanhã será ampliada e terá ligação ao aeroporto Sá Carneiro.
Questionada sobre a greve dos trabalhadores do Jornal de Notícias, a ministra da Presidência disse que serão recebidos pelo ministro da Cultura. Destacou que para o Governo, a comunicação social e a imprensa têm "a maior importância": "O Governo tinha em curso a reforma na agência Lusa que permitiria tornar gratuito aos órgãos de comunicação social o trabalho da Lusa, que a queda do Governo interrompeu."
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"