Em dezembro, a Ordem dos Farmacêuticos apelou para uma "rápida intervenção" do primeiro-ministro e da ministra da Saúde na regulamentação da carreira farmacêutica, em falta há dois anos.
O Governo aprovou esta quinta-feira o diploma que define o regime que permite aosfarmacêuticos ingressar numa espécie de internato e obter um título de especialista, terminando assim a regulamentação da carreira farmacêutica, em falta há dois anos.
O comunicado da reunião do Conselho de Ministros de hoje indica que foi aprovado "o decreto-lei que define o regime jurídico da residência farmacêutica, tendo em vista a obtenção do título de especialista, para as carreiras farmacêutica e especial farmacêutica".
Trata-se de definir a forma de ingressos nas carreiras farmacêuticas, dando forma à obtenção do título de especialista, considerada uma componente essencial para a "autonomização da carreira".
"Este diploma corresponde ao último ato legislativo do processo de autonomização da carreira de farmacêutico", refere o comunicado do Governo.
Em dezembro, a Ordem dos Farmacêuticos apelou para uma "rápida intervenção" do primeiro-ministro e da ministra da Saúde na regulamentação da carreira farmacêutica, em falta há dois anos e que impedia a contratação de profissionais para os hospitais.
A resolução aprovada na Assembleia-Geral da Ordem dos Farmacêuticos em dezembro manifestava a "enorme preocupação" pelos atrasos na regulamentação do acesso à carreira farmacêutica, que ultrapassou o prazo definido em mais de dois anos.
A Ordem lembrava que sem carreira regulamentada se torna "quase impossível colmatar as graves carências de recursos humanos em muitos serviços farmacêuticos hospitalares do país".
A carreira farmacêutica foi instituída em agosto de 2017, mas era essencial aprovar o diploma que a regulamenta, para permitir a entrada de farmacêuticos nos hospitais públicos ao abrigo da nova carreira, iniciando o seu percurso profissional e formativo pós-graduado.
Governo aprova diploma que permite a farmacêuticos obter título de especialista
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."