Sábado – Pense por si

GNR resgatou cinco cachorros de contentor do lixo

25 de outubro de 2019 às 15:55
As mais lidas

Os animais foram entregues a uma sociedade protectora na Covilhã. GNR recorda que o seu abandono é um crime punível com pena de prisão.

A GNR recolheu cinco cães recém-nascidos que se encontravam, ainda com vida, num contentor de lixo, na localidade do Teixoso, concelho da Covilhã, anunciou hoje o Comando Territorial de Castelo Branco.

Segundo uma nota de imprensa enviada à agência Lusa, a ação foi levada a cabo na quarta-feira, através do Núcleo de Proteção Ambiental da Covilhã, após denúncia.

"Na sequência de uma denúncia, pelos funcionários da freguesia, de que se encontrava uma ninhada de cães, ainda com vida, num contentor do lixo, os militares deslocaram-se de imediato ao local, onde foi possível verificar que no referido contentor se encontravam seis cães recém-nascidos, no interior de um saco de plástico fechado, estando um dos animais já sem vida", é referido.

A GNR explica ainda que "os cachorros foram recolhidos e encontram-se ao cuidado da Associação Protetora de Animais da Covilhã, que procura uma família de acolhimento temporário para os cuidar e alimentar, estando o Núcleo de Proteção Ambiental da Covilhã a proceder a diligências de investigação, com vista a identificar o autor do ilícito".

A GNR alerta que os maus-tratos e o abandono de animais de companhia é crime, punível com pena de prisão.

Também no distrito de Castelo Branco, foi identificada uma mulher de 63 anos pela prática do crime de abandono de animal de companhia, em Alcains.

"Na sequência de um alerta por um popular, de que se encontrava um cachorro, ainda com vida, num contentor do lixo, os militares deslocaram-se de imediato ao local e verificaram que se encontrava um cão, recém-nascido, dentro de um saco de plástico, no interior do referido contentor", anunciou hoje a GNR, em comunicado.

O animal foi recolhido para o Centro de Recolha Municipal de Castelo Branco, após contactado o médico veterinário municipal, e encontra-se a recuperar e a receber os necessários cuidados veterinários e sanitários.

A suspeita foi identificada, tendo os factos sido remetidos ao Tribunal Judicial de Castelo Branco.

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.