O pescado apreendido, 1.500 quilogramas de sardinha, foi sujeito a verificação higiossanitária e posteriormente doado a instituições de solidariedade social da região Norte.
A GNR apreendeu hoje tonelada e meia de sardinha na Doca Pesca e no mercado de Matosinhos, distrito do Porto, com um valor estimado de 9.000 euros, foi hoje anunciado.
"No âmbito de uma ação de fiscalização dirigida ao recinto da Doca Pesca e ao mercado de segunda venda, os militares da Guarda detetaram sardinha sem documentação que garantisse a sua rastreabilidade, tendo sido apreendida", explica, em comunicado, a Unidade de Controlo Costeiro da GNR, através do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos.
Durante a operação, foi identificado um homem, de 60 anos, e elaborados dois autos de contraordenação por falta de rastreabilidade do pescado, "uma infração punível com coima até 25 mil euros".
O pescado apreendido, 1.500 quilogramas de sardinha, foi sujeito a verificação higiossanitária e posteriormente doado a instituições de solidariedade social da região Norte, acrescenta o comunicado.
A GNR adverte que a sardinha "é um recurso de interesse estratégico para a pesca portuguesa, para a indústria conserveira e para as exportações de produtos da pesca e do mar, assumindo uma particular relevância em termos socioeconómicos em várias comunidades piscatórias".
"O recurso deve ser explorado de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais", alerta esta força de segurança.
GNR apreende tonelada e meia de sardinha em Matosinhos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.