NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
A Frente Unitária Antifascista está a convocar uma manifestação em solidariedade com os norte-americanos que protestam contra o racismo e violência policial.
A Frente Unitária Antifascista (FUA) informou hoje que está a convocar para sexta-feira uma manifestação junto à embaixada dos Estados Unidos em Lisboa em solidariedade com os norte-americanos que protestam contra o racismo e violência policial.
Em comunicado, a FUA adiantou também que está a promover uma série de ações de protesto contra a intenção do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de classificar o movimento antifascista Antifa de organização terrorista.
"A Frente Unitária Antifascista irá organizar um conjunto de ações em repúdio às declarações de [Donald] Trump sobre a Antifa, em solidariedade para com os manifestantes que lutam há vários dias exigindo justiça e o fim dos homicídios raciais e irá participar na manifestação 'Resgatar o futuro, não ao lucro'", marcada para sábado, em Lisboa, Porto e Braga, para exigir um programa de empregos públicos face à falta de rendimento das pessoas mais afetadas pela pandemia de covid-19.
A manifestação junto à embaixada dos EUA em Lisboa tem dois objetivos: "Além do repúdio ao anúncio (...) de classificar a Antifa como grupo terrorista, tentando dividir as grandes mobilizações do povo norte-americano, (...) vamos deixar clara a nossa solidariedade para com os manifestantes que lutam há vários dias nos Estados Unidos para exigirem justiça e o fim da violência policial e homicídios raciais", pode ler-se numa publicação na rede social Facebook.
George Floyd, um afro-americano de 46 anos, morreu em 25 de maio, em Minneapolis (Minnesota), depois de um polícia branco lhe ter pressionado o pescoço com um joelho durante cerca de oito minutos numa operação de detenção, apesar de Floyd dizer que não conseguia respirar.
Desde a divulgação das imagens nas redes sociais, têm-se sucedido os protestos contra a violência policial e o racismo em dezenas de cidades norte-americanas, algumas das quais foram palco de atos de pilhagem.
A morte de Floyd ocorreu durante a sua detenção por suspeita de ter usado uma nota falsa de 20 dólares (18 euros) numa loja.
George Floyd: convocada manifestação antifascista junto à embaixada dos EUA em Lisboa
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.