Medida já em vigor para menores de 13 anos entra em vigor em setembro do próximo ano. Falta decidir o teto que será aplicado.
A câmara deVila Nova de Gaiavai alargar a gratuitidade dopasse único, atualmente para menores de 13 anos, a sub-15 ou sub-18, disse esta terça-feira o presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues.
"A decisão será tomada para o ano, mas a garantia que posso dar é que em setembro de 2020 Vila Nova de Gaia pagará a parte que faltar para que o passe único seja gratuito para menores de 15 ou 18", disse o autarca.
Eduardo Vítor Rodrigues, que falava aos jornalistas numa sessão de apresentação sobre o orçamento municipal para 2020, dossier que será analisado e votado numa reunião extraordinária privada esta tarde, explicou que ainda não foi decidido se a gratuitidade será sub-15 ou sub-18, algo que dependerá das contas deste ano.
"Decidiremos em maio [altura em que habitualmente é apresentado o relatório de contas] e fechamos tudo no verão. Em setembro está em vigor", garantiu, mostrando "grande convicção" de que a decisão penda para sub-18.
Este tema faz parte de uma componente do plano e orçamento que tem como nome "Integrar", um dos 10 eixos de apostas para o futuro apresentados hoje por Eduardo Vítor Rodrigues, somando-se outros projetos como a criação de plataformas e sistemas de informação para o público em tempo real do mapeamento da rede de transportes públicos.
O autarca de Gaia também apontou que o projeto de metro-bus, já anunciado, vai avançar em 2020 na Estrada Nacional 222 e, posteriormente, entre Grijó e Santo Ovídio, Carvalhos e Santo Ovídio, bem como entre Lever e a Avenida da República.
Investir em parques de estacionamento, sob gestão municipal, num modelo de 'park and ride' com pagamento através do 'Andante' ou a instalação de dois postos de abastecimento de veículos a hidrogénio são outros dos projetos inscritos num plano e orçamento de 199,8 milhões de euros para o próximo ano.
Já à margem da sessão, Eduardo Vítor Rodrigues admitiu estar também "expectante e atento" ao desenvolvimento das novas linhas de metros, sendo que em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, em causa estão a extensão da Linha Amarela de Santo Ovídio até Vila D'Este e a nova linha Devesas/Campo Alegre.
Quanto à extensão da Linha Amarela, Eduardo Vítor Rodrigues, apontou que esta empreitada entrará em fase de apreciação de propostas no início do próximo ano, faltando a adjudicação da obra, procedimento a avançar "entre fevereiro e março".
A Câmara de Gaia quer ainda propor, em articulação com o Metro do Porto, que a nova estação de Metro Manuel Leão disponibilize horas de utilização de veículo em regime privado, com possibilidade de 'carsharing' e o respetivo parqueamento na estação.
Isto "em regime de prestação de serviços de mobilidade integrado, que contemple um título de transporte modal", conforme está descrito no resumo do plano e orçamento distribuído aos jornalistas.
Gaia com passe único gratuito para menores de 15 ou 18 anos em 2020
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
“Majestade, se for possível afogar os 6 ou 7 milhões de judeus no Mar Negro não levanto qualquer objecção. Mas se isso não é possível, temos de deixá-los viver”.
O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.