Sábado – Pense por si

Furacão Leslie coloca Portugal em alerta

13 de outubro de 2018 às 10:26
As mais lidas

Tempestade deverá atingir o território português "entre as 19h e as 21h" deste sábado, sendo esperados vento, agitação marítima e precipitação com maior intensidade.

O furacão Leslie, que deverá atingir este sábado Portugal Continental, poderá não chegar sozinho. Segundo o comandante Pedro Araújo, da Protecção Civil, não se sabe ainda qual a dimensão dos efeitos que as tempestades podem causar. 

O Leslie deve atingir o território português "entre as 19h e as 21h" deste sábado, com vento, agitação marítima e precipitação com maior intensidade, explicou o comandante à TSF. No entanto, se o Leslie chegar a Portugal, terá uma outra tempestade à sua espera. "Do Norte vem uma superfície frontal fria, que vai originar precipitações e que vai colidir com este furacão que veio do oceano". O fenómeno gera "preocupação e incerteza", devido à "coincidência de no espaço e no tempo se encontrarem dois fenómenos meteorológicos que podem ter um comportamento extremo".

"O cruzamento destas duas formações pode trazer ao continente comportamentos erráticos e naturalmente adversos para o território", explicou ainda o comandante Pedro Araújo. A faixa territorial mais atingida situar-se-à "entre Leiria, Lisboa e Setúbal".

Capitania prolonga aviso de mau tempo até domingo

A capitania do Porto do Funchal prolongou este sábado o aviso de vento forte nos mares da Madeira emitido sexta-feira até às 06:00 de domingo, reforçando o aviso de que as embarcações permaneçam nos portos de abrigo. A autoridade marítima regional cancelou também o aviso de má visibilidade, que passa a ser "boa a moderada".

Devido às más condições atmosféricas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a orla costeira sob aviso laranja para a situação da agitação marítima e amarelo, extensível à ilha do Porto Santo, por causa das previsões de vento forte, precipitação.

De acordo com as previsões IPMA, as ilhas da Madeira e Porto Santo vão sentir hoje os efeitos da passagem do furacão Leslie no arquipélago.

"Nestas condições prevê-se, a partir da tarde do sábado, vento forte do quadrante sul com rajadas até 90 quilómetros por hora, sendo que, nas regiões montanhosas, o vento será forte a muito forte, com rajadas até 110 quilómetros por hora", explicou o instituto.

Também está ainda previsto um aumento da agitação marítima, bem como precipitação forte, acompanhada de trovoada.

Sexta-feira, a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram hoje que o período mais crítico no arquipélago da Madeira devido ao furacão Leslie está previsto entre as 14:00 e as 21:00 de hoje.

O mau tempo no mar levou a capitania a recomendar que "os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções mantendo estas nos portos de abrigo e considerem a adopção de medidas suplementares tais como o reforço da amarração".

Na mesma nota, a autoridade marítima regional também aconselha que a "população que adopte medidas de auto-protecção na orla costeira em função do vento forte que se verifica".

Até ao momento não há registo de qualquer ocorrência relacionada com o mau tempo registada por parte dos bombeiros da região.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!