Sábado – Pense por si

Força Aérea suspende operações com drones após aterragem forçada em Alcácer do Sal

05 de setembro de 2020 às 17:07
As mais lidas

Aeronave não tripulada da FAP, que estava a operar a partir da Base Aérea N.º 11, em Beja, realizou uma aterragem forçada na zona do Torrão.

A Força Aérea Portuguesa (FAP) anunciou a suspensão das operações com os seus 'drones' até à conclusão da investigação à aterragem forçada de um destes aparelhos ocorrida hoje no concelho de Alcácer do Sal, distrito de Setúbal.

Em comunicado, a FAP informa que uma aeronave não tripulada ('drone') sua, que estava a operar a partir da Base Aérea N.º 11, em Beja, de onde tinha descolado às 11:10 para uma missão de vigilância aérea na zona sul de Portugal, "realizou uma aterragem forçada" na zona do Torrão, concelho de Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, às 11:40.

"A aeronave foi dirigida para uma área isolada, não colocando em risco população ou habitações", frisa a FAP, referindo que "as causas do acidente já estão sob investigação do Gabinete de Prevenção de Acidentes da Força Aérea".

Segundo a FAP, "até à conclusão" da investigação, "as operações com este tipo de aeronaves estão suspensas nas outras bases de operação (Lousã e Mirandela)".

A FAP frisa que, "nesta altura de maior risco, irá empenhar aeronaves tripuladas para a realização das missões de vigilância aérea e deteção de fogos".

Em informações prestadas à agência Lusa hoje de manhã, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal referiu ter registo da queda de um 'drone'.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.