Sábado – Pense por si

Fogo e explosões no centro histórico do Funchal

09 de agosto de 2016 às 22:52
As mais lidas

O fogo chegou ao centro do Funchal na noite desta terça-feira, tendo destruído um prédio devoluto na zona da igreja de São Pedro. Já existem pessoas a abandonar as casas, enquanto se ouvem explosões

O fogo chegou ao centro do Funchal na noite desta terça-feira, tendo destruído um prédio devoluto na zona da igreja de São Pedro. Segundo a Lusa, na zona da Pena, estão várias casas a arder - três viaturas de uma empresa de construção civil estão a tentar ajudar ao atirar água para as habitações.

A agência de notícias conta ainda que já é possível ver algumas pessoas a abandonar as suas casas no centro do Funchal, levando malas e animais.

 

Os relatos dão conta de um "cenário dantesco" e de uma situação "completamente descontrolada", com muitos focos activos espalhados pela cidade, entre os quais o Til, Rochinha, Penteada, sendo audível o som de algumas explosões.

 

A via rápida esteve encerrada, mas já reabriu ao trânsito. Condicionadas estão as entradas da cidade, onde o trânsito está caótico, como constatou a Lusa.

 

Miguel Iglésias, chefe de gabinete do presidente Paulo Cafôfo, revelou que às 21h40 estavam a decorrer operações na zona história do centro da cidade do Funchal, onde existem "prédios devolutos a arder", não referindo a existência de vítimas. Miguel Iglésias encontra-se no local, juntamente com o presidente da autarquia.

 

Já o aeroporto do Funchal, situado a 20 quilómetros da capital da Madeira, está a funcionar com normalidade e não há qualquer foco de incêndio na sua zona envolvente, disse à Lusa fonte aeroportuária.

 

O vento forte e as elevadas temperaturas fizeram com que o fogo que lavra nas zonas altas do concelho do Funchal desde a tarde de segunda-feira descesse até ao centro da cidade, provocando o pânico entre a população.

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.