Sábado – Pense por si

Fogo com três frentes ativas combatido por 644 operacionais em Castelo Branco

26 de julho de 2020 às 08:55
As mais lidas

Incêndio deflagrou no sábado em Oleiros e alastrou-se aos concelhos vizinhos de Proença-a-Nova e Sertã. Um bombeiro de 21 anos morreu.

Um total de 644 operacionais combatiam, pelas 07:45, o incêndio que começou no sábado em Oleiros, distrito de Castelo Branco, e se alastrou aos concelhos vizinhos de Proença-a-Nova e Sertã, disse fonte da proteção civil.

"Neste momento [07:45] temos 207 veículos com 644 operacionais. Houve um reforço significativo durante a noite com 11 grupos terrestres para reorganizar o teatro de operações, visto que o perímetro já é demasiado extenso", disse à agência o comandante Carlos Pereira, oficial de operações do Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Já pelas 08:45, segundo informação disponibilizada na página da internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o combate às chamas envolvia 662 operacionais, auxiliados por 207 veículos e 11 meios aéreos.

Carlos Pereira afirmou que o incêndio "continua a evoluir com alguma intensidade", tem três frentes ativas e já chegou aos concelhos de Proença-a-Nova e Sertã, também no distrito de Castelo Branco.

O comandante referiu ainda que não tem conhecimento que estejam povoações em risco: "Que nós tenhamos conhecimento, não. Durante a noite foram retirados alguns populares de algumas habitações isoladas, por precaução".

Quanto aos danos materiais, o comandante disse que ainda não sabe a dimensão dos danos nessas habitações.

O incêndio deflagrou às 15:31 de sábado em Oleiros, Proença-a-Nova.

No âmbito deste incêndio um bombeiro de 21 anos perdeu a vida quando seguia numa viatura que se despistou. Este acidente fez ainda um ferido grave e provocou ferimentos ligeiros noutros três bombeiros.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.