Luís Durão Barroso, filho do ex-primeiro-ministro, foi nomeado para técnico especialista no gabinete do Ministro de Estado e das Finanças e vai ganhar 3.732,76 euros brutos.
Luís Durão Barroso, filho de José Manuel Durão Barroso, antigo primeiro-ministro e presidente da Comissão Europeia, foi esta quarta-feira nomeado para o cargo de técnico especialista no gabinete do Ministro de Estado e das Finanças, liderado por Joaquim Miranda Sarmento. O despacho refere que produz efeitos a 8 de abril.
É descrito no Despacho n.º 4486/2024 que "o designado desempenha funções de assessoria técnico-jurídica na área dos assuntos europeus e internacionais, sendo-lhe atribuído o estatuto remuneratório equiparado ao de adjunto no Gabinete". De acordo com as últimas tabelas remuneratórias conhecidas um adjunto aufere um rendimento bruto de 3.732,76 euros e líquido de 2.256,70 euros.
Luís Durão Barroso era coordenador da unidade de Assuntos Europeus do Departamento de Serviços Jurídicos do Banco de Portugal desde agosto de 2018 e técnico consultor no Departamento de Serviços Jurídicos do Banco de Portugal desde janeiro de 2023.
Fonte oficial da instituição tinha revelado que a contratação tinha sido feita por convite, um procedimento de "carácter excepcional" e que estava reservado a "candidatos de comprovada e reconhecida competência profissional". O número de admissões por convite era, no entanto, "residual".
O Banco de Portugal, liderado à época por Carlos Costa, afastou "quaisquer contornos especiais relativamente a outras admissões realizadas por convite".
Luís Durão Barroso tem 40 anos, é licenciado em Direito pela Universidade Nova de Lisboa, tendo tirado o mestrado e o doutoramento na London School of Economics and Political Science. É docente na Faculdade de Direito da Universidade Católica desde 2012 e é docente convidado na pós-graduação avançada em Direito Bancário do Centro de Investigação de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa desde 2016.
Fora da academia, no seu percurso profissional contam-se dois estágios de verão nas sociedades de advogados Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados e Linklaters, respetivamente em julho e agosto de 2005, segundo o site da Universidade Católica.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres