Sábado – Pense por si

Família de guarda prisional morta em ação de formação recebe 145 mil euros

Inquérito ao incidente concluiu que houve "nexo de causalidade entre o risco inerente ao exercício da função de segurança" e a morte da guarda prisional, que tinha 32 anos.

O Governo vai atribuiu uma compensação de 145 mil euros aos pais da guarda prisional que morreu em 6 de novembro de 2018 numa ação de formação de tiro, em Paços de Ferreira.

Segundo um despacho da ministra da Justiça hoje publicado em Diário da República, foram atribuídos aos pais de Carla Amorim, herdeiros da guarda prisional, 145 mil euros como compensação pelo falecimento da filha.

O inquérito ao incidente concluiu que houve "nexo de causalidade entre o risco inerente ao exercício da função de segurança" e a morte da guarda prisional, que tinha 32 anos.

A guarda do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo (feminino), natural de Mesão Frio, morreu ao ser atingida no peito por um dos formadores, durante uma ação de formação integrada no plano anual de tiro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.