Sábado – Pense por si

Eurodeputados exigem a Novo Banco que deixe Venezuela pagar vacinas

Margarida Davim
Margarida Davim 30 de setembro de 2021 às 20:00

Um grupo de eurodeputados, entre os quais João Pimenta Lopes e Sandra Pereira (CDU), subscrevem uma carta a exigir a António Ramalho que desbloqueie fundos para o pagamento de vacinas e equipamentos médicos da Venezuela à Organização Pan-Americana de Saúde.

Desde 22 de julho que o Banco de Desarollo Económico y Social da Venezuela (Bandes) espera por uma resposta de António Ramalho para perceber se o Novo Banco endereçou ao tribunal um pedido de autorização para transferir cerca de 10 milhões de euros da sua conta para a Organização Pan-Americana de Saúde e, assim, pagar vacinas e equipamentos médicos. Esta quinta-feira, ao apelo de Caracas junta-se uma carta assinada por dezenas de eurodeputados que exigem ao banco que execute a transferência de "uma parcela modesta" dos cerca de 1,5 mil milhões de dólares que estão nas contas de várias instituições venezuelanas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.