Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal vai endereçar uma carta ao primeiro-ministro a exigir medidas compensatórias "proporcionais e adequadas".
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) disse hoje que o novo estado de emergência pode "condenar" o setor e vai endereçar uma carta ao primeiro-ministro, António Costa, a exigir medidas compensatórias "proporcionais e adequadas".
Em comunicado, a AHRESP diz que o "novo estado de emergência pode condenar restauração, similares e alojamento turístico" ao proibir a circulação na via pública nos 121 concelhos de risco, diariamente entre as 23:00 e as 05:00 e aos sábados e domingos entre as 13:00 e as 05:00.
A associação vai endereçar uma carta aberta ao primeiro-ministro, a dar conta da situação e "exigindo medidas compensatórias que sejam proporcionais e adequadas aos sacrifícios" que, segundo considera, estão a ser impostos às empresas do setor.
"Apesar de não incidir diretamente sobre os horários dos estabelecimentos, esta determinação acaba por impedir o respetivo funcionamento por ausência de clientes, principalmente aos fins de semana, que correspondem a uma parte substancial das suas receitas", explica a AHRESP.
"Por outro lado, inexplicavelmente, permite-se as deslocações aos supermercados e mercearias, mas não aos nossos estabelecimentos", continua a associação.
Portugal continental entrou hoje em estado de emergência, pela quarta vez desde o início da pandemia de covid-19, estando em vigor um conjunto de medidas, algumas apenas aplicáveis aos 121 concelhos de maior risco de contágio pelo novo coronavírus.
O estado de emergência está em vigor até às 23:59 do dia 23 de novembro.
Portugal contabiliza pelo menos 2.959 mortos associados à covid-19 em 183.420 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Estado de emergência pode "condenar" hotelaria e restauração, diz AHRESP
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Enquanto os cidadãos sabem o que move e o que pensa a extrema-direita, da esquerda obtém-se um “nim” em vários assuntos. Isso revela uma fraqueza que afasta mais do que os pormenores programáticos em causa.
O País, o Governo, os sindicatos e os assuntos em apreço continuam pendentes como, presumo, os parcos argumentos do manifestante que achou que a nudez era mensagem política.
O ChatGPT foi lançado no final de 2022 e, desde então, grande parte do conteúdo que encontramos online passou a ser produzido, parcial ou totalmente, por inteligência artificial. Falta discutir limites éticos.