Sábado – Pense por si

Escola de Lisboa a funcionar normalmente após encerramento devido a amianto

28 de janeiro de 2020 às 14:12
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

A entrada dos alunos na escola começará a ser feita através do Jardim de Infância, do lado oposto às demolições, que têm constituído um perigo para a saúde pública, por causa da existência de amianto nas telhas.

A Escola Básica Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, emBenfica,Lisboa, está hoje a funcionar normalmente depois de ter estado encerrada, entre sexta e segunda-feira, devido a amianto libertado pela demolição de casas circundantes, indicou a Junta de Freguesia.

Numa nota publicada no Facebook, a autarquia refere que o vogal de Educação, Ricardo Marques, reuniu-se na segunda-feira com a Associação de Pais daquele estabelecimento de ensino "no sentido de encontrar soluções para minimizar o impacto das obras".

De acordo com a Junta de Freguesia, a entrada dos alunos na escola começará a ser feita através do Jardim de Infância, do lado oposto às demolições, que têm constituído um perigo para a saúde pública, por causa da existência de amianto nas telhas.

Tendo já implementando algumas medidas, a autarquia de Benfica solicitou à Câmara Municipal de Lisboa o aumento do perímetro de segurança, no sentido de proteger as crianças no recreio.

Em conjunto com a Associação de Pais, a Junta de Freguesia de Benfica atentou também para a colocação de painéis e redes maiores para proteger a Escola Básica Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles das demolições das "habitações de alvenaria".

Para evitar ocupações ilegítimas nas casas e para rebocar as viaturas que impedem o acesso aos portões da escola, foi ainda acordado um pedido de apoio à Polícia Municipal.

Na sexta-feira, uma encarregada de educação referiu à agência Lusa que a escola iria estar encerrada até segunda-feira, adiantando que as crianças têm estado em contacto com amianto e com pragas de mosquitos.

Isabel Cunha, que esteve numa ação de sensibilização junto à escola, alertava para a existência de crianças com febre e borbulhas devido às picadas dos mosquitos desde 17 de janeiro, quando se iniciaram as obras.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?