NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Cavaco Silva esteve reunido durante cerca de uma hora com as associações académicas do Ensino Superior, na Assembleia da República
O Presidente da República esteve esta terça-feira, 30 de Junho, reunido com dirigentes associativos do Ensino Superior e terminou o encontro reclamando que um maior envolvimento cívico e político traria "mais esperança e confiança" a Portugal.
"Seria útil escutar directamente os jovens e criar condições para o seu envolvimento directo nas questões que lhes dizem respeito", vincou o chefe de Estado no Palácio de Belém.
Cavaco Silva esteve reunido durante cerca de uma hora com as Associações Académicas do Ensino Superior, que trouxeram a Cavaco Silva um caderno reivindicativo sobre o movimento estudantil.
No final do encontro, e em declarações perante os jovens a que a comunicação social pôde assistir, o Presidente enalteceu o trabalho dos dirigentes associativos, que conceberam um texto com "temas da maior importância" para se pensar o Ensino Superior.
A "importância do investimento em educação" foi relembrada por Cavaco Silva, que se socorreu de notas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) que apontam Portugal como um país onde "do ponto de vista social e individual" é "altamente rentável" investir nesta área.
Sobre as alterações recentemente aprovadas ao regulamento de atribuição de bolsas — que vão contemplar mais 3 mil a 4 mil alunos no próximo ano lectivo —, o chefe de Estado diz que este "é um passo, mas talvez seja um passo insuficiente", até porque, advoga, "ninguém pode ficar excluído" do Ensino Superior se tiver qualidades para tal e pretender seguir essa via.
O caderno, com o nome "Por um Caminho de Futuro - O Programa de Governo do Movimento Associativo Estudantil para a XIII Legislatura", foi votado e aprovado a 21 de Junho em Faro num encontro nacional de direcções associativas.
Acção social e abandono escolar, investigação e inovação e o financiamento das instituições de Ensino Superior, são algumas das áreas abordadas no texto.
O texto, lembrou Cavaco Silva, deve ser tido em conta pelo actual Governo mas também por todas as forças políticas que concorrem às legislativas deste ano.
Envolvimento político dos jovens poderá trazer "esperança"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.