Sábado – Pense por si

Ensino superior tem mais 372 vagas do que em 2022

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 02 de abril de 2023 às 10:23
As mais lidas

Tutela sublinha mais sete vagas em Medicina, num conjunto de 82 vagas extra para os cursos com melhores alunos. Alunos com carências económicas vão ter acesso prioritário a duas vagas por ciclo de estudos. Primeira fase de candidaturas acontece de 24 de julho a 7 de agosto.

Há mais vagas para o acesso ao ensino superior. A primeira fase do concurso nacional terá 54.733 vagas, mais 372 do que no ano passado, anunciou este domingo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES). Destes lugares de acesso, 54.036 são destinados ao concurso nacional de acesso e 697 a concursos locais.

Sábado

Segundo a tutela, o reforço de vagas permitem, em relação a 2022, ter mais 2% nos cursos que visam formação em competências digitais, existindo agora 9.127 lugares; foram abertos mais 82 lugares nos concursos com médias mais altas, estando agora nas 5.006; a disponibilização de 8.990 lugares para as formações apoiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), orientados para reforçar a formação superior inicial e o aumento do número de graduados

em áreas CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e atingir as metas de graduação fixadas pelo PRR até 2026; o número de vagas em Medicina é de 1.541, ou seja, mais sete do que no concurso anterior - mas a tutela sublinha que as vagas podem ainda aumentar caso não sejam preenchidos os lugares destinados a quem já tem uma licenciatura; já nas licenciaturas de Educação Básica, existem mais 100 vagas.

Este ano, o concurso garante ainda um contingente prioritário para alunos carenciados economicamente. Assim, duas vagas em cada ciclo de estudos serão atribuídas a estes candidatos. O ministério sublinha ainda que vai ser alargado o contingente para os candidatos emigrantes, familiares que residam com eles e lusodescendentes para a segunda fase do concurso nacional. Na primeira fase terão até 7% das vagas fixadas na primeira fase em cada par instituituição/ciclo de estudos e de 3,5% na segunda fase.

Além das vagas gerais, as instituições têm ainda 24.917 vagas disponíveis para fixar nos regimes especiais e concursos especiais, como é o caso os concursos para maiores de 23 anos, alunos já com licenciatura, alunos estrangeiros, alunos com dupla certificação de nível secundário ou cursos artítiscos, entre outros.

A primeira fase do concurso vai decorrer entre 24 de julho e 7 de agosto. Assim, o ministério liderado por Elvira Fortunato sublinha que a divulgação de vagas antecipada "garante que todos os candidatos possam conhecer antecipadamente os ciclos de estudo e vagas disponíveis e favorece uma decisão mais ponderada no momento de inscrição para os exames nacionais".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!