NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Tutela sublinha mais sete vagas em Medicina, num conjunto de 82 vagas extra para os cursos com melhores alunos. Alunos com carências económicas vão ter acesso prioritário a duas vagas por ciclo de estudos. Primeira fase de candidaturas acontece de 24 de julho a 7 de agosto.
Há mais vagas para o acesso ao ensino superior. A primeira fase do concurso nacional terá 54.733 vagas, mais 372 do que no ano passado, anunciou este domingo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES). Destes lugares de acesso, 54.036 são destinados ao concurso nacional de acesso e 697 a concursos locais.
Sábado
Segundo a tutela, o reforço de vagas permitem, em relação a 2022, ter mais 2% nos cursos que visam formação em competências digitais, existindo agora 9.127 lugares; foram abertos mais 82 lugares nos concursos com médias mais altas, estando agora nas 5.006; a disponibilização de 8.990 lugares para as formações apoiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), orientados para reforçar a formação superior inicial e o aumento do número de graduados
em áreas CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e atingir as metas de graduação fixadas pelo PRR até 2026; o número de vagas em Medicina é de 1.541, ou seja, mais sete do que no concurso anterior - mas a tutela sublinha que as vagas podem ainda aumentar caso não sejam preenchidos os lugares destinados a quem já tem uma licenciatura; já nas licenciaturas de Educação Básica, existem mais 100 vagas.
Este ano, o concurso garante ainda um contingente prioritário para alunos carenciados economicamente. Assim, duas vagas em cada ciclo de estudos serão atribuídas a estes candidatos. O ministério sublinha ainda que vai ser alargado o contingente para os candidatos emigrantes, familiares que residam com eles e lusodescendentes para a segunda fase do concurso nacional. Na primeira fase terão até 7% das vagas fixadas na primeira fase em cada par instituituição/ciclo de estudos e de 3,5% na segunda fase.
Além das vagas gerais, as instituições têm ainda 24.917 vagas disponíveis para fixar nos regimes especiais e concursos especiais, como é o caso os concursos para maiores de 23 anos, alunos já com licenciatura, alunos estrangeiros, alunos com dupla certificação de nível secundário ou cursos artítiscos, entre outros.
A primeira fase do concurso vai decorrer entre 24 de julho e 7 de agosto. Assim, o ministério liderado por Elvira Fortunato sublinha que a divulgação de vagas antecipada "garante que todos os candidatos possam conhecer antecipadamente os ciclos de estudo e vagas disponíveis e favorece uma decisão mais ponderada no momento de inscrição para os exames nacionais".
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.