
Quase 50 mil alunos ficaram colocados no Ensino Superior
Apenas 16% dos candidatos ficaram de fora do Concurso Nacional.
Apenas 16% dos candidatos ficaram de fora do Concurso Nacional.
Serão alargadas as condições de acesso, permitindo chegar a mais 5.000 estudantes.
Número de professores doutorados e contratados pela mesma instituição é ainda bastante elevado em Portugal - 68%. Nova SBE é a única escola do país abaixo dos 10% e o seu diretor acredita que isso está ligado ao sucesso da instituição.
Quando começam a surgir os primeiros cursos de Medicina privados, Helena Canhão, presidente do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas, avisa que “a qualidade tem de ser a principal preocupação”. Defende condições iguais entre faculdades privadas e públicas e lembra que estas últimas lidam com “enormes desafios de financiamento”.
O ministério acrescentou ainda que está a acompanhar "com atenção as notícias que têm vindo a público", estando a aguardar as conclusões de processos de acompanhamento e de investigação no sentido de se de apurar a verdade.
O ministério de Elvira Fortunato garantiu ainda que "caso se verifique a receção de qualquer denúncia ou denúncias, as mesmas serão de imediato remetidas à Inspeção-Geral da Educação e Ciência para imediata averiguação".
José Moreira, recém-eleito presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior, aponta que os casos denunciados são "apenas a ponta de um icebergue".
Tutela sublinha mais sete vagas em Medicina, num conjunto de 82 vagas extra para os cursos com melhores alunos. Alunos com carências económicas vão ter acesso prioritário a duas vagas por ciclo de estudos. Primeira fase de candidaturas acontece de 24 de julho a 7 de agosto.
Em reação à investigação da SÁBADO, Elvira Fortunato garante em conferência de imprensa que "não houve agora nem nunca houve alguma interferência".
Elvira Fortunato "não teve, nem poderia ter tido, qualquer intervenção na aprovação deste financiamento, nem poderá ter em quaisquer outras candidaturas a financiamentos da FCT", indica fonte oficial.
Elvira Fortunato, ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tutela a FCT, que aprovou fundos para projeto de associação do marido.
41% dos alunos ficaram colocados na primeira opção, indicam os dados revelados pelo Ministério.
Tribunal de Contas aponta para as limitações da informação utilizada sobre empregabilidade de alguns cursos e que pode induzir em erro os candidatos e as próprias instituições. Também se desconhece o custo da formação.
Foram criados 22 cursos novos nas áreas das ciências. Mas os cursos que abriram mais novas vagas foram os de Educação Bàsica.
Dos 11 ex-governantes que deixaram o Governo de Costa, quatro são deputados, dois estão a caminho da reforma e João Leão tornou-se vice-reitor de uma universidade que "financiou" enquanto ministro.
Escolas vão assegurar a estes alunos um reforço de aulas para aprender a língua portuguesa e adotar processos simplificados para os inserir num determinado ano de escolaridade.