Sindicato reporta ausência de soluções para diversos problemas, apontados pelo menos desde 2018 à Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e à tutela da Justiça.
Os enfermeiros do hospital prisional de São João de Deus (HPSJD), em Caxias, vão fazer greve na manhã desta sexta-feira, entre as 10h00 e as 13h00, anunciou esta quinta-feira o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.
LUSA/FILIPE AMORIM
Segundo a nota divulgada, o sindicato fará uma conferência de imprensa às 11h30 junto à unidade hospitalar para denunciar a ausência de soluções para diversos problemas apontados pelo menos desde 2018 à Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e à tutela da Justiça.
Entre as reivindicações dos enfermeiros do HPSJD estão a regularização dos contratos precários e "a contratação de mais enfermeiros para garantia das dotações necessárias", a atualização do suplemento mensal de risco para estes profissionais e a abertura de novos concursos para as categorias de enfermeiro especialista e enfermeiro gestor.
Os enfermeiros do hospital prisional de Caxias exigem ainda uma "correta contabilização de pontos" para a carreira, com os consequentes reposicionamentos em termos salariais.
"Em causa estão um conjunto de situações problemáticas que se arrastam e agravam há anos, na DGRSP", referiu o SEP, sublinhando que "não houve resolução dos problemas enunciados, pelo que os enfermeiros decidiram avançar para esta luta e denúncia pública".
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.