Sábado – Pense por si

Enfermeiros do hospital prisional de Caxias em greve na sexta-feira

Lusa 08 de agosto de 2024 às 11:18
As mais lidas

Sindicato reporta ausência de soluções para diversos problemas, apontados pelo menos desde 2018 à Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e à tutela da Justiça.

Os enfermeiros do hospital prisional de São João de Deus (HPSJD), em Caxias, vão fazer greve na manhã desta sexta-feira, entre as 10h00 e as 13h00, anunciou esta quinta-feira o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

LUSA/FILIPE AMORIM

Segundo a nota divulgada, o sindicato fará uma conferência de imprensa às 11h30 junto à unidade hospitalar para denunciar a ausência de soluções para diversos problemas apontados pelo menos desde 2018 à Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e à tutela da Justiça.

Entre as reivindicações dos enfermeiros do HPSJD estão a regularização dos contratos precários e "a contratação de mais enfermeiros para garantia das dotações necessárias", a atualização do suplemento mensal de risco para estes profissionais e a abertura de novos concursos para as categorias de enfermeiro especialista e enfermeiro gestor.

Os enfermeiros do hospital prisional de Caxias exigem ainda uma "correta contabilização de pontos" para a carreira, com os consequentes reposicionamentos em termos salariais.

"Em causa estão um conjunto de situações problemáticas que se arrastam e agravam há anos, na DGRSP", referiu o SEP, sublinhando que "não houve resolução dos problemas enunciados, pelo que os enfermeiros decidiram avançar para esta luta e denúncia pública".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres