Sábado – Pense por si

Encrochat e SKY CC: como funcionam as comunicações encriptadas utilizadas pela rede de "Xuxas"

Márcia Sobral
Márcia Sobral 31 de outubro de 2022 às 20:00

Não precisam de cartão SIM, contas de clientes e também não têm câmaras, microfones, GPS ou sistemas que possam ser rastreados. São sistemas operativos instalados em telemóveis normais, mas que são adorados pelas organizações criminosas por serem praticamente impossíveis de detetar.

Rúben Oliveira, mais conhecido como "Xuxas", foi considerado pela Polícia Judiciária (PJ) como um dos maiores traficantes de droga portugueses. Durante pelo menostrês anos foi líder de uma rede criminosaque se dedicava à compra e venda de estupefacientes em território nacional provenientes da América do Sul. Para o fazer teve de recorrer à utilização de nomes de código e à comunicação encriptada através dos sistemas operativos EncroChat, SKY ECC e Signal. Mas que empresas são estas e como operam em todo o mundo?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.