NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Arguido não tencionava usar as notas, alegou em tribunal. Contrafação era má, defendeu inspetor da Polícia Judiciária.
Um empresário, de 66 anos, acusado de contrafação de moeda admitiu hoje, no Tribunal de Aveiro, ter fabricado duas notas de 20 euros, mas rejeitou qualquer intenção de utilizar as notas falsas como se fossem verdadeiras.
Segundo a acusação do Ministério Público (MP), o arguido fotocopiou pelo menos duas notas de 20 euros, numa impressora, e tentou passar uma dessas notas falsas quando foi abastecer a viatura de gasolina.
"Tudo isso é verdade, menos a tentativa de passagem de moeda falsa", disse o arguido, na primeira sessão do julgamento.
Perante o coletivo de juízes, o empresário disse que se tratou de uma "simples brincadeira", para alertar os amigos do risco de receberem notas falsas, adiantando ter feito o mesmo em outros três estabelecimentos.
"Não tinha intenções de fazer passagem de moeda falsa", assegurou o arguido, afirmando estar arrependido.
Na mesma sessão foi ouvido um inspetor da Polícia Judiciária que disse que a impressão era "uma má contrafação", adiantando que "uma pessoa atenta verificaria logo que a nota era falsa".
Os factos ocorreram no dia 30 de maio de 2017, quando o arguido se dirigiu ao posto de abastecimento de combustíveis situado em Fermentelos (concelho de Águeda) e abasteceu a viatura, tendo tentado pagar o combustível com uma das notas falsas.
O MP diz que o funcionário suspeitou que a nota seria falsa, razão pela qual a devolveu ao arguido que a guardou consigo e entregou outra nota verdadeira.
Poucas horas depois, uma patrulha da GNR que já tinha sido posta ao corrente do sucedido intercetou a viatura do arguido que tinha na sua posse as duas notas de 20 euros falsas, que foram apreendidas pelos militares.
Nesse mesmo dia foi efetuada uma busca às instalações da firma pertencente ao arguido, tendo sido apreendidos uma impressora, um x-ato, uma régua e várias folhas.
O empresário, que tem uma condenação em pena suspensa por detenção de arma proibida e tráfico de droga, está acusado de um crime de contrafação de moeda e outro de passagem de moeda falsa na forma tentada.
Empresário confessa em tribunal que fabricou notas de 20 euros por "brincadeira"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.