Sábado – Pense por si

Em janeiro mais 300 mil utentes passam a ter médico de família

Luana Augusto
Luana Augusto 28 de dezembro de 2023 às 17:04
As mais lidas

Medida irá envolver mais 3.500 profissionais de saúde, que a partir do próximo ano passam a ter incentivos remuneratórios pelo seu trabalho.

A partir de janeiro, Portugal vai passar a ter mais 222 Unidades de Saúde Familiar (USF) tipo B. A medida, anunciada esta quinta-feira pelo Governo, permitirá assim a chegada de médicos de família a mais 300 mil utentes.

ANDRÉ KOSTERS / LUSA

Lamego, Chaves, Elvas, Portimão, Tondela, Murtosa, Estremoz, Guarda, Moimenta da Beira, Sines e Vendas Novas estão assim entre os 51 concelhosque a partir de janeiro irão passar a ter USF-B.

"Esta medida constitui um passo decisivo para concluir a reforma dos Cuidados de Saúde Primários do Serviço Nacional de Saúde, caminhando-se assim para a universalização de um modelo que garante uma resposta moderna e de proximidade aos utentes", lê-se no site do Governo.

Segundo o Executivo esta transição irá envolver mais de 3.500 profissionais de saúde, que já a partir do próximo ano passam a ter incentivos remuneratórios pelo seu desempenho. "Este modelo permite uma valorização dos profissionais que, no que diz respeito aos médicos, passarão a auferir incentivos ao desempenho com aumentos salariais de pelo menos 60%".

Caso este processo se verifique o Serviço Nacional de Saúde (SNS) irá atingir em janeiro um total de 570 Unidades de Saúde Familiar tipo B em todo o País, alcançando assim "um marco histórico na reforma dos Cuidados de Saúde Primários". Além disso, 154 concelhos passam a ter USF-B, afastando-se assim dos atuais 103 concelhos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.