Sábado – Pense por si

Quem fica a ganhar com a alteração nas Unidades de Saúde Familiar?

Lucília Galha
Lucília Galha 28 de agosto de 2023 às 20:00

Até ao final do ano, o Governo quer uniformizar todas as unidades dos Cuidados de Saúde Primários. A medida recebe o aplauso dos sindicatos, mas também acolhe reservas. De uma coisa não há dúvidas: a mudança terá impacto nos doentes.

O anúncio foi feito ainda antes do verão. A 28 de junho, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro anunciou uma espécie de uniformização de todas as Unidades de Saúde Familiar (USF). Explicação: atualmente, nos Cuidados de Saúde Primários, existem três modalidades de centros de saúde, as chamadas Unidades Cuidados de Saúde Personalizadas (os tradicionais centros de saúde); as USF de modelo A e as de modelo B. Nestas últimas,a remuneração dos profissionais está associada ao seu desempenho. "O que vamos fazer é transformar todas as USF em USF com remuneração associada ao desempenho", anunciou Pizarro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres