Instalações estão a ser feitas nos locais onde as reparações da rede estão a ser mais morosas.
A EDP instalou 23 geradores nos locais onde as reparações da rede estão a ser mais morosas mas mantém a expectativa de concluir a recuperação da rede de Média Tensão ao final do dia, divulgou a empresa.
"Nos locais onde as reparações são mais difíceis e morosas foram instalados 23 Geradores", divulgou a EDP, num balanço dos trabalhos que incluíram ainda a ligação à rede de "duas Centrais Móveis que garantem a alimentação à zona industrial de Arganil e à localidade de Loriga".
A empresa não divulgou a localização exacta dos geradores mas a maior parte estará distribuída por localidades de concelhos de Gouveia, Pampilhosa da Serra, Mangualde, Nelas, Penacova, Oliveira do Hospital, Sertã e Mortágua.
No balanço enviado à Lusa a empresa reafirma que há ainda "dificuldades de circulação" na zona de Pampilhosa da Serra e Oliveira do Hospital" mas, ainda assim, a EDP Distribuição mantém "a expectativa, já anunciada, de concluir a recuperação da rede elétrica de Média Tensão, destruída pelos incêndios, até ao final do dia de hoje".
Nos próximos dias a empresa prevê "prosseguir os trabalhos na rede de baixa tensão, também com danos muito relevantes em locais dispersos em particular no Distrito de Coimbra".
Logo que as condições de visibilidade o permitam a empresa pretende mobilizar "os recursos aéreos disponíveis para reconhecimento e localização mais célere dos estragos" e mantém no terreno 600 operacionais que continuaram a trabalhar em ligação com as Autoridades Locais, Protecção Civil e Bombeiros.
No comunicado a EDP reitera ainda o apelo para que as populações das regiões atingidas pelos incêndios, por razões de segurança, não toquem "em quaisquer linhas partidas", e alerta para "o cuidado a ter com a colocação de geradores em locais pouco ventilados podendo o seu uso inadequado provocar intoxicações".
A rede de distribuição de energia eléctrica foi afectada pelas centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 35 mortos e dezenas de feridos, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.
Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, no verão, um fogo que alastrou a outros municípios e que provocou 64 mortos e mais de 250 feridos.
EDP instala 23 geradores para garantir energia às populações
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.