Sábado – Pense por si

Duas escolas de Lisboa fechadas para desratização

25 de janeiro de 2018 às 14:23
As mais lidas

Estabelecimentos escolares só abrem na segunda-feira, dia 29 de Janeiro.

A Escola Secundária do Restelo e a Escola Básica (EB) 1 de Caselas, em Lisboa, fecharam hoje portas ao início da tarde para se realizar uma desratização, disse o director do Agrupamento de Escolas do Restelo.

Em declarações à Lusa, Júlio Santos, avançou que tanto a Secundária do Restelo como a EB1 de Caselas, do mesmo agrupamento, fecharam hoje e não haverá aulas já no período da tarde, voltando a abrir na segunda-feira, depois de cumprido o período de "quarentena e resguardo".

"Há cerca de um mês e meio tivemos uma situação com roedores, mas, na altura, identificou-se que o problema era originário numa palmeira. Fizemos uma intervenção interna e o problema foi resolvido. No entanto, há um dia ou dois foi, novamente, dado conta de uma praga de roedores e accionamos os meios para o controlar", disse Júlio Santos.

Segundo o responsável, dentro das duas escolas será feita uma intervenção por parte de uma empresa contratada para o efeito, e no exterior a junta de freguesia, em articulação, com a autarquia irá proceder à limpeza na área circundante.

Também em declarações à Lusa, um aluno da Escola Secundária do Restelo relatou que a escola "fechou por causa de uma praga de ratos" e vai "ficar fechada até segunda-feira".

Afirmando que "a direcção está a fazer um trabalho excelente no que pode", o estudante contou que um elemento responsável pela escola foi "a cada sala de aula dizer ao professor e aos alunos que vão fazer a desratização", pelo que a escola iria fechar.

O mesmo aluno referiu que "não é a primeira vez" que há problemas com ratos naquela escola.

Além desta situação, lamentou que aquela instituição de ensino seja a "parente pobre" das escolas em Lisboa porque é das poucas que "ainda tem amianto em todos os pavilhões, quase em decomposição, não tem ginásio, o mobiliário é dos anos 70/80, as janelas não fecham, os estores estão avariados e o frio nas salas é muito".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.