Sábado – Pense por si

Duarte Cordeiro e Alexandra Leitão de saída da Direção Nacional do PS

Antigos governantes socialistas abandonam o núcleo duro do partido depois da eleição do novo secretário-geral.

Duarte Cordeiro e Alexandra Leitão vão sair da Direção Nacional do PS depois da eleição do novo secretário-geral socialista. “O PS entendeu deixar para outro momento, para depois das eleições autárquicas, o Congresso, e com a isso a eleição dos outros órgãos do partido, nomeadamente a Comissão Nacional. Ou seja, José Luís Carneiro vai iniciar funções com os órgãos anteriores e com a Comissão Nacional anterior”, explicou Duarte Cordeiro noNOW.

“Eu entendo que José Luís Carneiro deve desde já, independentemente de ter uma Comissão Nacional herdada, alterar a sua equipa. Eu próprio entendo que devo sair da Direção Nacional do PS assim que as eleições diretas acontecerem”, afirmou o antigo ministro socialista.

A ex-líder parlamentar do PS e antiga ministra, Alexandra Leitão, também entende “que deve haver lugar a uma nova equipa”. “Depois da eleição do novo secretário-geral, também entendo que o novo secretário-geral deve ter a sua Direção, o seu grupo. Será outro Secretariado Nacional, ao qual, à partida, eu não pertencerei”, disse Alexandra Leitão - candidata socialista à presidência da Câmara de Lisboa - na Antena 1.

À margem de um encontro dos socialistas europeus, em Lisboa, José Luís Carneiro disse continuar “a contar com todos”. Em relação a Duarte Cordeiro, afirmou contar com o antigo ministro “para todos os outros órgãos do partido”.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.