Sábado – Pense por si

Dos donos aos organizadores da caçada onde morreram 540 animais. Quem são os protagonistas da Torre Bela

Diogo Barreto
Diogo Barreto 23 de dezembro de 2020 às 13:08

Vários rumores de locais referem que a quinta pertence a um testa-de-ferro de Isabel dos Santos. A quinta voltou a ser discutida depois de uma caçada de 540 animais.

"Se aqui se fizer uma cooperativa numa parte desta terra é preciso que esse latifundiário que está aí, que tem aqui casas vazias para passar o fim-de-semana para as caçadas e para os amigos deles, que exploraram este povo anos e anos, os vossos pais e os vossos avós (...) não pode ficar com o resto da propriedade." Assim discursava um dos líderes do movimento que ocupou a propriedade da Torre Bela em 1975. O momento foi imortalizado no filme Torre Belaque acompanhou a ocupação desta quinta durante o Período Revolucionário em Curso (PREC).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.