
Morreu Camilo Mortágua. Tinha 90 anos
O antifascista é pai das deputadas do Bloco de Esquerda Mariana e Joana Mortágua.
O antifascista é pai das deputadas do Bloco de Esquerda Mariana e Joana Mortágua.
Têm mais experiência de vida do que os pais jovens e desfrutam mais do presente. Três pais tardios contam à SÁBADO como é viver uma paternidade grisalha.
A consulta pública do estudo de impacto ambiental tinha sido suspensa em dezembro durante cerca de um mês pelo Ministério do Ambiente.
Apelidando o incidente da Torre Bela onde foram mortos 540 animais como uma "matança ignóbil", o ministro do Ambiente anunciou que montarias terão comunicação prévia, tal como queimadas.
Herdade anunciou ter apresentado uma queixa-crime contra a entidade promotora da caçada, a empresa "Monteros de la Cabra" e o seu responsável, Mariano Morales, e contra desconhecidos.
Numa montada organizada por uma empresa espanhola, um grupo de 16 caçadores espanhóis matou cerca de 540 animais, entre eles javalis e veados.
Wilson Filipe nasceu em Manique do Intendente e esteve ligado a um filme sobre a ocupação da Torre Bela, obra do cineasta José Filipe Costa.
Num comunicado conjunto, a Associação Natureza Portugal, em a par da WWF, da Liga para a Proteção da Natureza, da Quercus e da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves apelam ao ministro do Ambiente para que "concretize rapidamente não só a sua decisão de rever a Lei da Caça, mas também de solucionar todos os problemas paralelos, como a quase inexistência de fiscalização".
Herdade "repudia firmemente a forma errada, ilegítima e abusiva como decorreu" a montaria na sua propriedade.
Registos prediais consultados pela SÁBADO dizem que cedeu 775 hectares para central fotovoltaica "livres de quaisquer pessoas, bens, ónus ou encargos e sem quaisquer condições ou restrições".
FNPC afirmou que o que aconteceu na Zona de Caça da Torre Bela foi "um acantonamento de animais para serem baleados" e não uma "montaria ilegal".
Vários rumores de locais referem que a quinta pertence a um testa-de-ferro de Isabel dos Santos. A quinta voltou a ser discutida depois de uma caçada de 540 animais.
Caçada que matou 540 animais levou à suspensão da licença de caça turística de Torre Bela, por ordem do ministro. Processo de averiguação encontrou fortes indícios de crime contra a preservação da fauna.
Três associações do setor pedem ao ICNF para averiguar legalidade da ação que levou à morte de 540 animais no fim de semana, na Herdade da Torre Bela. Lembram que mesmo tratando-se de uma propriedade privada, caçada teria de ser autorizada.
Instituto da Conservação da Natureza abriu um processo para averiguar "os factos ocorridos e eventuais ilícitos" relacionados com o abate de 540 animais numa montaria na Azambuja.
O queixoso é advogado e residente nas imediações da quinta. Revela ter havido uma montaria de 16 caçadores e acusa-os de terem sido "autores daquele massacre". "Como cidadão não podia deixar passar impune este atentado ambiental", diz à SÁBADO