NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
A SÁBADO recebeu o seguinte direito de resposta em relação ao artigo "Vinda do Papa põe escolas em alvoroço".
A propósito da notícia intitulada "Vinda do Papa põe escolas em alvoroço" e das declarações que aí aparecem reproduzidas, a Direção do Agrupamento de Escolas de Santo António entende repor a verdade dos factos nos seguintes termos:
1. No âmbito das Jornadas Mundiais da Juventude e à semelhança do que aconteceu em todo o País, vão ser recebidos na escola sede do Agrupamento mais de quinhentos peregrinos.
2. Esclarecemos, desde já, que esta situação decorre do princípio basilar de que a escola pública é indissociável do ensino dos valores da tolerância e do respeito pelo outro, únicos garantes de que seremos capazes de resistir ao recrudescimento das perseguições religiosas, práticas racistas e xenófobas que marcaram uma parte considerável da nossa história contemporânea.
3. Como é referido na vossa peça jornalística, realizamos no final de cada ano letivo um conjunto de pequenas intervenções que pretendem melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade educativa.
4. Para sermos claros e em nome da transparência, este investimento cifrou-se em algumas centenas de euros, por manifesta incapacidade orçamental, e foi apenas possível graças ao esforço altamente meritório dos nossos assistentes operacionais.
5. Nesse sentido, consideramos indevida qualquer tentativa exploração mediática de um ato de mera gestão corrente, através da sua associação inusitada à visita do Papa Francisco.
6. O Agrupamento de Escolas de Santo António encontra-se inserido num contexto de enorme complexidade social. É graças ao esforço e à dedicação de todos os seus professores, funcionários e encarregados de educação que, diariamente, abrimos um horizonte de esperança às crianças, jovens e adultos que frequentam este estabelecimento de ensino.
7. Com o devido respeito pelo trabalho do vosso órgão de comunicação social, não podemos permitir que uma opinião isolada e pouco fundamentada nos divida ou coloque em causa o que tanto tem custado a construir.
A diretora
Manuela Espadinha
Direito de resposta da Direção do Agrupamento de Escolas de Santo António
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.