Meninas de 4 e 9 anos temiam morte da mãe. Homem de 33 anos chegou a cortar a pulseira eletrónica.
Um homem de 33 anos foi detido na sexta-feira por crime de violência doméstica, no concelho de Trofa, revelou a Guarda Nacional Republicana (GNR) hoje em comunicado.
O detido tinha antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime, tendo sido condenado no ano passado a pena de dois anos e oito meses de prisão, suspensa por três anos, e a penas acessórias de proibição de contactar e se aproximar da vítima, sua mulher, de 32 anos.
A execução destas medidas, que eram controladas por pulseira eletrónica, não foi "nunca" respeitada, segundo a GNR, continuando o homem a ameaçar a vítima, e todos aqueles que desta se aproximassem, utilizando para o efeito as filhas de ambos, com 4 e 9 anos de idade, que declararam temer a morte da mãe.
Estando a decorrer novo processo crime, no qual se encontra indiciado dos crimes de violência doméstica agravada, maus tratos e violação de proibições, o suspeito, na passada quarta-feira, numa conferência de pais, para alteração das responsabilidades parentais, não concordou com as medidas apresentadas.
Segundo o comunicado da GNR, o suspeito injuriou e ameaçou os presentes na conferência de pais, entre os quais a vítima, a juíza e a procuradora, e abandonou as instalações do tribunal para parte incerta.
"E, em ato contínuo, cortado a pulseira eletrónica, passando, desta forma, a ser indiciado do crime de perturbação de funcionamento de órgão constitucional", lê-se no comunicado.
Na sequência dos acontecimentos, a GNR cumpriu o mandado de detenção e o detido foi presente ao Tribunal de Instrução Criminal de Matosinhos, onde lhe foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
Desrespeita afastamento da vítima e é posto em prisão preventiva por violência doméstica
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.