Sábado – Pense por si

Deputados do PSD questionam Governo sobre prospeção de lítio no Alto Minho

24 de abril de 2019 às 11:43
As mais lidas

Ministro do Ambiente foi indagado sobre a eventual prospeção e exploração de lítio numa área que abrange três concelhos do Alto Minho.

Os três deputados doPSDeleitos pelo distrito de Viana do Castelo informaram hoje ter questionado o ministro do Ambiente sobre a eventual prospeção e exploração delítionuma área que abrange três concelhos do Alto Minho.

Em causa, segundo Emília Cerqueira, Carlos Abreu Amorim e Liliana Silva, está um "pedido de atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais na área denominada Fojo, pela empresa australiana Fortescue Metals Group Exploration pty, Ltd".

Aquela área abrange os concelhos de Monção, Melgaço e Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo.

Os deputados do PSD querem saber se João Matos Fernandes vai deferir o pedido da empresa australiana e se o governante "está ciente de que grande parte da área abrangida naquele pedido se encontra em zona de paisagem protegida, seja de Reserva Mundial da Biosfera, Rede Natura ou Áreas de Rede Ecológica Nacional (REN)".

No requerimento enviado ao Ministério do Ambiente e hoje divulgado, os deputados do PSD sublinham que aquela área "faz parte de um ecossistema onde existem espécies de flora e fauna protegidas, bem como uma área de interesse geológico relevante".

"Se o pedido for deferido a riqueza paisagística e de biodiversidade daquela área fica irremediavelmente comprometida", frisam.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?