Sábado – Pense por si

Depressão Emília: avisos de mau tempo para a Madeira prolongados até às 18h de sábado

Lusa 12 de dezembro de 2025 às 21:30
As mais lidas

Autoridades prevêm uma forte agitação marítima, má visibilidade e vento tempestuoso para as próximas horas.

Funchal, Madeira, 12 dez 2025 (Lusa) - A capitania do Porto do Funchal renovou esta sexta-feira os avisos de agitação marítima forte, má visibilidade e vento tempestuoso para a orla marítima do arquipélago da Madeira até às 18:00 de sábado.

Tempestade na Madeira causa mau tempo e agitação marítima até sábado
Tempestade na Madeira causa mau tempo e agitação marítima até sábado João Côrte Fernandes

Com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a autoridade marítima regional indica que o vento vai soprar do quadrante norte "forte a muito forte, temporariamente tempestuoso (entre os 75 e os 87 quilómetros por hora) na parte leste até ao inicio da noite".

A visibilidade será "moderada a fraca, por vezes má" e as ondas vão ser na ordem dos oito metros na costa norte, "diminuindo para os 5 a 7 metros", sendo até os 5,5 metros na parte sul.

"Recomenda-se a toda a comunidade marítima e à população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras", insiste a capitania, mencionando a necessidade reforço da amarração das embarcações, evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima e não praticar pesca lúdica.

O arquipélago da Madeira está a ser afetado pela depressão Emília, com vento forte, queda de neve e chuva, que pode ser pontualmente forte.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu para hoje aviso laranja (o segundo mais grave) por causa do vento na costa norte da ilha, prevendo-se rajadas até 130 quilómetros por hora.

O aviso está ativo pelo menos até às 18h00, baixando depois para amarelo.

Já para a agitação marítima, o IPMA emitiu o aviso mais grave (vermelho) a partir das 21h00 de hoje até às 18h00 de sábado.

A situação meteorológica adversa condicionou hoje o movimento de aterragens e descolagens no Aeroporto Internacional da Madeira levando ao cancelamento de dezenas de voos, o que afetou milhares de passageiros. Apenas um avião da Binter oriundo da Grã Canária conseguiu fazer à pista às 19h23.

Também a Porto Santo Line, a concessionária da linha marítima regular entre as ilhas da Madeira, anunciou o cancelamento as viagens programadas para hoje e sábado "devido às más condições meteorológicas previstas, e que poderiam colocar em causa a segurança dos passageiros e do navio Lobo Marinho".

Artigos Relacionados