Sábado – Pense por si

D. Duarte tem direito a lugar no protocolo de Estado? Ainda falta muito…

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada 19 de junho de 2019 às 11:50

A primeira comissão da Assembleia da República avalia esta quarta-feira a petição com 3999 assinaturas que pretende incluir o Duque de Bragança no protocolo de Estado.

O título do documento é simples e direto: "Inclusão do Duque de Bragança na Lei do Protocolo de Estado": e é subscrito por 3999 pessoas, um número estranhamente pouco redondo – mas já lá vamos. Esta quarta feira, o relatório elaborado pelo deputado Telmo Correia (CDS) sobre a petição será debatido e votado na comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Até agora, os grupos parlamentares não se pronunciaram sobre o tema – e esta deverá ser a primeira oportunidade para que o façam. Só depois disso se poderá avaliar se há condições para levar o projeto a plenário. Mas como as petições não fazem lei, mesmo nesse cenário, ainda hipotético, seria preciso que um grupo parlamentar apresentasse uma proposta própria nesse sentido. Uma coisa já parecer certa, face ao aproximar do final da sessão legislativa: não acontecerá nesta legislatura.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?