A presidente do CDS-PP frisou, porém, que a ideia ainda deverá ser melhor trabalhada antes de o partido a apresentar.
A presidente do CDS-PP defendeu, este sábado, na cidade brasileira de Santos a abertura de um novo círculo eleitoral para eleger deputados que representem a comunidade dos países de língua portuguesa.
"Uma ideia que surgiu um pouco antes desta viagem e que já validámos com a equipa do CDS-PP [na cidade brasileira de] Santos é começarmos a defender mais um circulo eleitoral fora do território português. Neste momento há dois, um para a Europa e outro para o resto do mundo", disse Assunção Cristas àLusa.
"Nós entendemos que deveria haver três [circulos eleitorais fora de Portugal]. Um da Europa, um dos países de língua portuguesa e outro do resto do mundo. Achamos que fazia sentido dar uma prevalência e uma maior atenção àquilo que são os países que partilham com Portugal uma raiz cultural comum", acrescentou.
A presidente do CDS-PP frisou, porém, que a ideia ainda deverá ser melhor trabalhada antes de o partido a apresentar.
"Essa ideia também [foi pensada] para criar proximidade às comunidades [portuguesas dos países lusófonos] e para termos uma voz mais ativa na representação das preocupações e dos interesses destas comunidades", explicou.
Assunção Cristas iniciou uma viagem de quatro dias ao Brasil na última sexta-feira, na cidade de Santos, onde visitou o hospital da Beneficência Portuguesa e participou num jantar de comemoração no Centro Cultural Português de Santos.
Hoje, Assunção Cristas participará num almoço na Casa da Madeira de Santos, local em que o primeiro núcleo do CDS-PP no Brasil será formalmente criado, e participa num encontro de jovens.
Nos próximos dois dias Assunção Cristas viajará para as cidades de São Paulo e Rio e Janeiro, onde participará em celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Cristas defende criação de novo círculo eleitoral para países lusófonos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.