Sábado – Pense por si

Cristas defende criação de novo círculo eleitoral para países lusófonos

08 de junho de 2019 às 19:35
As mais lidas

A presidente do CDS-PP frisou, porém, que a ideia ainda deverá ser melhor trabalhada antes de o partido a apresentar.

A presidente do CDS-PP defendeu, este sábado, na cidade brasileira de Santos a abertura de um novo círculo eleitoral para eleger deputados que representem a comunidade dos países de língua portuguesa.

"Uma ideia que surgiu um pouco antes desta viagem e que já validámos com a equipa do CDS-PP [na cidade brasileira de] Santos é começarmos a defender mais um circulo eleitoral fora do território português. Neste momento há dois, um para a Europa e outro para o resto do mundo", disse Assunção Cristas àLusa.

"Nós entendemos que deveria haver três [circulos eleitorais fora de Portugal]. Um da Europa, um dos países de língua portuguesa e outro do resto do mundo. Achamos que fazia sentido dar uma prevalência e uma maior atenção àquilo que são os países que partilham com Portugal uma raiz cultural comum", acrescentou.

A presidente do CDS-PP frisou, porém, que a ideia ainda deverá ser melhor trabalhada antes de o partido a apresentar.

"Essa ideia também [foi pensada] para criar proximidade às comunidades [portuguesas dos países lusófonos] e para termos uma voz mais ativa na representação das preocupações e dos interesses destas comunidades", explicou.

Assunção Cristas iniciou uma viagem de quatro dias ao Brasil na última sexta-feira, na cidade de Santos, onde visitou o hospital da Beneficência Portuguesa e participou num jantar de comemoração no Centro Cultural Português de Santos.

Hoje, Assunção Cristas participará num almoço na Casa da Madeira de Santos, local em que o primeiro núcleo do CDS-PP no Brasil será formalmente criado, e participa num encontro de jovens.

Nos próximos dois dias Assunção Cristas viajará para as cidades de São Paulo e Rio e Janeiro, onde participará em celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.