Governo galego está a tentar contratar médicos de família e pediatras portugueses, oferendo uma duplicação do salário. Também na bolsa de emprego da Ordem dos Médicos há anúncios a procurar médicos para países como a Irlanda, a Inglaterra ou a França.
A presidente do CDS-PP,Assunção Cristas, considerou esta sexta-feira que a saída de médicos para o estrangeiro "é lamentável" e um "sinal da degradação" doServiço Nacional de Saúde.
"Quando olhamos para estas notícias que vêm de fora, então ficamos ainda mais preocupados, porque é sinal de que aquilo que já está, e que aconteceu, e continua a acontecer em relação aos enfermeiros que vão para fora trabalhar, pode vir a acontecer com os médicos, o que é lamentável e é também um sinal da degradação do nosso SNS", afirmou a líder centrista.
Assunção Cristas foi questionada sobre o interesse de outros países por médicos portugueses, com ofertas de salários acima do que estes profissionais ganham em Portugal, à margem da visita a uma exposição em Cascais.
Aos jornalistas, a presidente do CDS-PP disse que vê esta situação "com uma grande preocupação", e salientou que o "Governo fala muito, mas faz pouco".
"No que respeita em particular à saúde mais preventiva através dos médicos de família, nós temos sinalizado aquilo que tem sido o incumprir do Governo de Unidades de Saúde Familiar, onde precisamente trabalham os médicos de família, e da passagem das Unidades de Saúde Familiar de um modelo A para um modelo B, com mais autonomia e com mais valências", afirmou.
Assunção Cristas apontou que "o CDS tem identificado a saúde e os vários casos que se passam nasaúdecomo muito críticos e muito graves", e lembrou que o partido apresentou uma "moção de censura ao Governo precisamente também por causa do caos e do que se está a passar na área da saúde".
Para Cristas, existem "muitas promessas incumpridas" e "muitos falhanços diários".
"E a verdade é que as notícias não param todos os dias de nos dar razão", assinalou.
Cristas considera emigração de médicos um "sinal da degradação" do SNS
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O que deve fazer para quando chegar a altura da reforma e como se deve manter ativo. E ainda: reportagem na Síria; ao telefone com o ator Rafael Ferreira.
Num debate político talvez valesse a pena fazer uma análise de quem tem razão, quem conhece melhor o país, quem apresenta soluções exequíveis no âmbito dos poderes presidenciais, quem fala dos aspectos éticos da política sem ser apenas no plano jurídico.
De qualquer maneira, os humanos, hoje, no século XXI, são já um mero detalhe em cima da Terra. Hoje há bilionários, máquinas e os anexos – os biliões de humanos que por aqui andam.