NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O antigo líder do PSD Luís Marques Mendes considerou hoje que "há um antes e um depois da crise dos professores" que "beneficiou claramente" o PS nas eleições europeias.
O antigo líder do PSD Luís Marques Mendes considerou hoje que "há um antes e um depois da crise dos professores" que "beneficiou claramente" o PS nas eleições europeias, mas que terá prejudicado os sociais-democratas e CDS-PP.
"Acho que nesta campanha há um antes e um depois da crise dos professores", afirmou o antigo líder social-democrata, acrescentando que esta crise "beneficiou claramente o PS e prejudicou o PSD e CDS-PP".
Marques Mendes, que comentava as eleições europeias na SIC, referiu que é "um resultado francamente mau" para os sociais-democratas, mas, sobretudo, "é uma derrota ainda mais severa para o CDS-PP".
O antigo dirigente do PSD lembrou que as sondagens iniciais apontavam para um resultado muito próximo entre socialistas e sociais-democratas, mas a crise dos professores -- na qual o primeiro-ministro, António Costa, ameaçou com a demissão do Governo se o parlamento aprovasse a contagem integral do tempo de serviço dos docentes -- "introduziu um dado fundamental" na vitória socialista nas eleições para o Parlamento Europeu (PE).
"Costa e o PS beneficiaram com isso e os partidos da direita foram apanhados na ratoeira", explicou.
Sobre o resultado da sondagem da SIC que coloca o BE com maior percentagem de votos (entre 8,5% e 11,5% dos votos) do que a CDU (5,3% a 8,3%), Marques Mendes considerou que "o discurso do PCP é menos atrativo" e que o resultado pode ser interpretado menos como "a penalização do PCP e mais a premiação do Bloco".
Relativamente ao PAN, que com a mesma percentagem de votos que o CDS-PP (entre 4,7% e 7,3%) poderá eleger entre um a dois eurodeputados, o também comentador referiu que "a surpresa de há cinco anos de Marinho e Pinto é desta vez do PAN".
Considerando que este "pode ser um 'resultadão'", Marques Mendes afirmou que a eleição de dois eurodeputados "será uma surpresa quase estratosférica".
O antigo líder social-democrata vincou ainda que o resultado do PAN "legitima a ideia de que é preciso ter atenção às novas causas da sociedade portuguesa".
Crise dos professores "beneficiou claramente PS e prejudicou PSD CDS"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.