Sábado – Pense por si

Creches cobram mensalidades aos trabalhadores essenciais

Lucília Galha
Lucília Galha 26 de fevereiro de 2021 às 08:00

A SÁBADO teve conhecimento de que existem instituições de acolhimento disponibilizadas pelo Estado que só aceitam as crianças se os pais pagarem. O que vai contra o que foi definido pelo Instituto da Segurança Social e anunciado pelo próprio Governo. Há enfermeiros a pagar duas mensalidades.

A baixa covid de Sofia terminou na mesma altura em que todos os estabelecimentos de ensino encerraram pela segunda vez, por causa da pandemia – a 22 de janeiro. Com o estatuto de família monoparental, cuida a tempo inteiro da sua filha de dois anos, a profissional de saúde pensou que tudo se passaria como no primeiro confinamento. "Apresentei o papel da Segurança Social, para ficar a receber 66%", conta à SÁBADO.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.