Sábado – Pense por si

Covid-19: Tendas instaladas no Hospital S. João são para avaliar casos suspeitos

A sua instalação acontece para fazer face ao aumento de casos de infeção pelo novo coronavírus, já que estão no São João grande parte dos casos registados no País.

As tendas do INEM instaladas no Hospital São João, no Porto, destinam-se à avaliação inicial e decisão clínica de casos suspeitos de Covid-19, mas não ao internamento, disse este domingo àLusafonte daquela unidade de saúde.

O INEM começou no sábado a instalação de seis das 17 tendas no parque de estacionamento e que deverão estar prontas até ao final da semana, acrescentou a fonte.

A nova estrutura disponibilizará uma área "de cerca de 2.400 metros quadrados, onde se inclui além da estrutura hospitalar, a zona de alojamento da equipa e de suporte e a zona de comando da operação".

Sem se comprometer com datas, a fonte contactada pela Lusa, informou que as tendas "serão ativadas à medida das necessidades" e que "integram o plano de contingência".

"Deverá ficar preparado no início da semana, mas só será ativado quando a procura o justificar", explicou a fonte.

A sua instalação acontece para fazer face ao aumento de casos de infeção pelo novo coronavírus, já que estão no São João grande parte dos 21 registados no país até sábado.

O número de pessoas infetadas em todo o mundo pelo Covid-19 aumentou para 105.836, das quais morreram 3.595, de acordo com um balanço feito pela agência France-Presse (AFP), com dados atualizados às 09:00 de hoje.

A Ásia registou, até às 09:00 de hoje, um total de 89.525 casos (3.162 mortes), Europa contabiliza 9.655 casos (263 mortes), Médio Oriente regista 6.158 casos (149 mortes), Estados Unidos da América e Canadá contabilizam ambos 270 casos (16 mortes), Oceânia 83 casos (três mortes), África 78 casos, América Latina e Caraíbas 66 casos (uma morte).

A avaliação da AFP foi realizada de acordo com dados recolhidos às autoridades de vários países, assim como informação da Organização Mundial de Saúde.

JFO // EA

Lusa/Fim

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.