Sábado – Pense por si

Covid-19: Surto em lar da Misericórdia de Murça com 58 infetados

"As equipas estão reduzidas e focadas nos cuidados" a prestar aos pacientes, garante instituição. 33 dos 58 infetados são utentes.

O lar da Santa Casa da Misericórdia de Murça regista 33 utentes e 25 funcionários infetados com o novo coronavírus, divulgou hoje a instituição, que explicou que "as equipas estão reduzidas e focadas nos cuidados" a prestar aos pacientes.

Em comunicado, a Santa Casa da Misericórdia de Murça (SCMM), no distrito de Vila Real, explicou que após ter sido detetado um caso positivo num funcionário e num utente em 12 de janeiro, todo o universo daquele lar foi testado na quinta-feira, registando-se um total de casos de covid-19 em 33 utentes e 25 funcionários.

"Estão a ser cumpridas todas as orientações da autoridade de saúde e a SCMM mantém um diálogo constante com familiares e autoridade de saúde, Segurança Social, Centro de Saúde de Murça, Câmara Municipal de Murça e Proteção Civil, no sentido de reunir esforços para ultrapassar a situação", realça ainda a nota.

A instituição do distrito de Vila Real apela ainda à "compreensão de todos" e refere que "de momento não é possível atender todas as tentativas de contacto, pois as equipas estão reduzidas e focadas nos cuidados a prestar aos utentes".

"Qualquer alteração do estado de saúde dos utentes será de imediato comunicada aos respetivos familiares", acrescenta o comunicado.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.009.991 mortos resultantes de mais de 93,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.709 pessoas dos 532.416 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.