Sábado – Pense por si

Covid-19: Subiu para três o número de mortos no lar de Vila Nova de Foz Côa

31 de março de 2020 às 20:04
As mais lidas

O provedor da misericórdia, António Morgado, já tinha avançado que 17 dos cerca de 30 funcionários do lar também deu positivo para o vírus, sendo que um é profissional de enfermagem.

A Unidade de Saúde Pública (USP) da Guarda anunciou, esta terça-feira, que subiu para três o número de mortos provocados pelacovid-19no Lar Senhora da Veiga, em Foz Côa, uma estrutura que contabiliza 47 utentes infetados.

O provedor da misericórdia, António Morgado, havia avançado que 17 dos cerca de 30 funcionários do lar também deu positivo para o vírus, sendo que um é profissional de enfermagem.

Hoje foram realizados mais 31 testes de despistagem, ainda sem resultados conhecidos, indicou o mesmo organismo.

O provedor da misericórdia avançou que o Lar Senhora da Veiga já foi sujeito a desinfestação efetuada "por uma equipa especializada".

Os responsáveis pelo lar, em articulação com o município, já haviam procedido à transferência para o Centro de Gestão Agrícola de Foz Côa de 11 utentes, que deram "negativo" para a covid-19, para aí serem acompanhados.

Na segunda-feira chegaram à Misericórdia de Foz Côa 11 estudantes de medicina e enfermagem que foram divididos por equipas e que estão a prestar cuidados aos utentes "dada a escassez de pessoal auxiliar".

O Lar de Idosos da Misericórdia de Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, encontra-se em regime de isolamento.

O primeiro foco de infeção foi registado na quarta-feira.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela DGS, registaram-se 160 mortes, mais 20 do que na véspera (+14,3%), e 7.443 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 1.035 em relação a segunda-feira (+16,1%).

Dos infetados, 627 estão internados, 188 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?