O Sinapol diz que aguarda que o ministro da tutela, Eduardo Cabrita, " altere a forma como a PSP está a gerir a atribuição e uso dos EPI, com a maior brevidade possível".
O Sindicato Nacional de Polícia (Sinapol) queixou-se hoje ao ministro da Administração Interna (MAI) de que os equipamentos de proteção individual, em época da pandemia, têm "utilização restrita em alguns casos".
Na missiva enviada ao ministro, o presidente do sindicato, Armando Ferreira, afirma que os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) "continuam a ser de utilização restrita, em alguns casos sujeitando-se os policias, inclusivamente a terem de elaborar peças de expediente para utilizarem os referidos EPI e mesmo de terem de pedir autorização superior para a sua utilização".
"No período pandémico em que Portugal e o mundo se encontram, não consegue este Sindicato compreender como é possível acontecer nos dias de hoje, o anteriormente descrito. Sendo obrigação da tutela salvaguardar a segurança dos policias e garantir a existência e fornecimento adequado de máscaras de proteção individual com a regularidade que a utilização das mesmas assim exige", questiona a estrutura em comunicado.
O Sinapol diz que aguarda que o ministro da tutela, Eduardo Cabrita, " altere a forma como a PSP está a gerir a atribuição e uso dos EPI, com a maior brevidade possível" e se, "caso tal não aconteça, este o sindicato informa que irá recorrer aos meios judiciais para obrigar o Governo a cumprir com aquela que é uma das suas missões, neste caso, proteger os profissionais de policia".
Em declarações à Lusa, salientou que os polícias "não têm de receber a colaboração de particulares e de empresa para terem os equipamento", sendo essa uma responsabilidade do Estado e da Direção Nacional da Polícia.
Armando Ferreira não exclui pedir uma medida cautelar para caso da tutela não resolver a situação.
Em Portugal, morreram 1.163 pessoas das 27.913 confirmadas como infetadas, e há 3.013 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
Covid-19: Sindicato da PSP queixa-se de "utilização restrita" de equipamentos de proteção individual
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato