A quarta vítima mortal é um homem de 87 anos que estava internado no Hospital de Aveiro desde a passada terça-feira.
Um idoso do larGeriabrancade Albergaria-a-Velha que estava infetado com o novo coronavírus morreu na manhã desta terça-feira, elevando para quatro o número de mortes associadas àcovid-19nesta instituição, informou a diretora técnica.
Em declarações à Lusa, a diretora técnica do lar, Lurdes Reis, disse que a quarta vítima mortal é um homem de 87 anos que estava internado no Hospital de Aveiro desde a passada terça-feira.
"O senhor estava num estado muito avançado da doença, totalmente dependente. Estava muito debilitado com patologia cardíaca e renal", adiantou a responsável.
Além deste caso, há mais dois idosos da casa geriátrica situada na freguesia da Branca infetados com o novo coronavírus que se encontram hospitalizados em Aveiro.
Os restantes 17 idosos que estão infetados foram transportados no domingo para o hospital das Forças Armadas no Porto, na sequência de um pedido da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
No lar, que foi sujeito a uma ação de descontaminação na segunda-feira por parte de militares da GNR, permanecem cinco utentes e três funcionárias que testaram todos negativo. Uma outra utente que também testou negativo foi encaminhada para casa de familiares.
A primeira vítima mortal do lar Geriabranca foi uma mulher de 89 anos que morreu na segunda-feira, quando estava internada no Hospital de Aveiro.
Quatro dias depois, morreu um homem de 93 anos, que tinha outras patologias associadas, e na segunda-feira morreu um homem de 92 anos que tinha sido transferido para o Hospital das Forças Armadas no Porto.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 791 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 38 mil.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 160 mortes, mais 20 do que na véspera (+14,3%), e 7.443 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 1.035 em relação a segunda-feira (+16,1%).
Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 2 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.
Além disso, o Governo declarou no dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Chamar a este projeto de “corredor da paz” enquanto se inscreve o nome de Trump é uma jogada de comunicação que consolida a sua imagem como mediador global da paz.
Cuidarmos de nós não é um luxo ou um capricho. Nem é um assunto que serve apenas para uma próxima publicação numa rede social. É um compromisso com a própria saúde, com a qualidade das nossas relações e com o nosso papel na comunidade.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.