Sábado – Pense por si

Covid-19. Portugal com 445 novos casos em mais um dia sem mortes

Diogo Camilo
Diogo Camilo 30 de maio de 2021 às 14:07
As mais lidas

É o 9.º dia em que Portugal não regista vítimas mortais da pandemia - o segundo dia consecutivo. O R(t) da covid-19 em Portugal é o mais alto de toda a União Europeia.

Pelo nono dia desde o início da pandemia, Portugal não regista óbitos por covid-19. Nas últimas 24 horas foram registados 445 novos casos, para um total de 848 mil infetados desde 2 de março do ano passado.

Portugal Covid-19
Portugal Covid-19 Reuters

A região de Lisboa e Vale do Tejo, onde o número de casos tem vindo a aumentar, 185 infeções, menos de metade do país. Este sábado a região registou um novo máximo da região dos últimos três meses - desde 6 de março que não eram registados tantos casos em LVT.

Foram registados mais 256 recuperados em relaçao ao dia anterior, o que significa um aumento de 189 casos ativos - são agora cerca de 22.800.

O número de internados baixou nas últimas 24 horas. Foram registados mais 27 internados em relação ao dia anterior: são agora 271, dos quais 54 em unidades de cuidados intensivos - mais cinco que na sexta-feira.

Atualmente, o R(t) da Covid-19 em Portugal é o mais alto de toda a União Europeia (1,07), e a incidência encontra-se nos 60 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Portugal é o único país que tem o seu R acima de 1 na UE e apenas Reino Unido e Noruega registam um valor maior na Europa. O índice de transmissibilidade em Lisboa e Vale do Tejo já esteve nos 1,20, mas está a baixar é já é de 1,11.

Açores é a única região do país na zona vermelha da matriz de risco, com Madeira, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Centro na zona amarela do gráfico de desconfinamento.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.