Se esteve nos mesmos eventos que uma pessoa infetada, deve falar com a Autoridade de Saúde através de vários contactos telefónicos.
Os participantes de quatro espetáculos nos concelhos de Albergaria-a-Velha e Ílhavo, onde esteve uma pessoa infetada com Covid-19, devem contactar delegados de saúde pública, através de linha dedicada, apelou hoje a Administração Regional de Saúde do Centro.
A pessoa infetada esteve presente nos espetáculos "Concerto de Família - Quatro Famosas Notas Musicais", a 01 de março, no Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha, "O Triunfo da Palavra" e "L'après-midi d'un Foehn", a 06 de março, e "Error 404", a 07 de março, estes três na Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, no âmbito do festival Palheta - Robertos e Marionetas, disse à agência Lusa o diretor do Departamento de Saúde Pública Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), João Pedro Pimentel.
A ARSC apela a que os participantes nos eventos ocorridos naqueles concelhos do distrito de Aveiro contactem a Autoridade de Saúde através dos números de telemóvel 910 700 272 ou 910 700 762, uma linha dedicada temporariamente para os frequentadores daqueles eventos.
"As pessoas devem contactar esse número para que lhe sejam transmitidas informações e recomendações sobre como proceder em virtude de, entre os participantes desse espetáculo, ter sido detetado um doente confirmado com infeção pelo novo coronavírus", afirmou João Pedro Pimentel.
Do outro lado da linha estarão delegados de saúde pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga.
"A doença, apesar de poder ser grave, é benigna na maioria das vezes. Contudo, para proteger os doentes e a comunidade e evitar que a doença progrida ou se transmita a outras pessoas é necessário que cada um esteja atento aos sinais e sintomas e siga as instruções que lhe forem dadas", referiu.
As medidas poderão ir do isolamento profilático a uma vigilância mais passiva, entre outros, disse.
"Não há razão para se ficar preocupado com este apelo. Razão haveria se as pessoas não fossem contactadas", vincou.
Segundo João Pedro Pimentel, foi diagnosticado o Covid-19 ao doente infetado na madrugada de domingo para segunda-feira.
A Câmara de Ílhavo anunciou esta madrugada que suspendeu até ao dia 22 todos os eventos culturais promovidos nos espaços geridos pelo projeto cultural municipal, bem como as iniciativas para crianças e jovens, escolas e comunidade sénior.
A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 3.900 mortos.
Cerca de 113 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 62 mil recuperaram.
Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, com 463 mortos e mais de 9.100 contaminados pelo novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia.
O Governo português decidiu suspender todos os voos com destino ou origem nas zonas mais afetadas em Itália, recomendando também a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de 5.000 pessoas.
A DGS comunicou na segunda-feira que em Portugal se atingiu um total de 339 casos suspeitos desde o início da epidemia, 67 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.
Covid-19: Participantes em 4 eventos em Albergaria e Ílhavo devem contactar médicos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Esquecemo-nos muitas vezes de que, para usarmos ferramentas de inteligência artificial, precisamos, na generalidade das situações e plataformas, de ser capazes de produzir um conjunto de instruções detalhadamente objetivas para conduzir o processo.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?