Francisco pediu uma oração particular "pelas vítimas sem conta" da pandemia numa mensagem dirigida ao santuário.
OPapa Franciscopediu, esta quarta-feira, uma oração particular "pelas vítimas sem conta" da pandemia decovid-19, numa mensagem dirigida aos peregrinos de Fátima.
"Uma oração particular, peço-vos - enquanto vos asseguro a minha - pelas vítimas sem conta desta pandemia de covid-19 e por todos os defuntos", afirmou o papa Francisco, numa mensagem lida pelo bispo de Leiria-Fátima, o cardeal António Marto, durante as celebrações da peregrinação internacional de maio no Santuário de Fátima, que, de forma inédita, decorre sem peregrinos.
Na mensagem, o líder da Igreja Católica recordou os "doentes, pobres e abandonados", bem como os profissionais e voluntários "empenhados em servi-los".
"Somos limitados, tão limitados, tão pequeninos que um inesperado vírus pôde facilmente transtornar tudo e todos", notou.
O papa Francisco recordou também o facto de esta peregrinação a Fátima decorrer sem peregrinos, devido à pandemia.
"Por força das circunstâncias, a 13 deste mês de maio, não vos será possível cumprir na forma habitual a peregrinação até à Cova da Iria. Sei, porém, que aí vos encontrais igualmente, embora apenas de alma e coração", referiu.
António Marto classificou a carta como uma comunicação "cheia de afeto", agradecendo o gesto do papa Francisco.
A peregrinação internacional de maio, que começou na terça-feira e termina hoje, realiza-se pela primeira vez na sua história sem peregrinos no recinto do Santuário de Fátima, devido à pandemia da covid-19, estando apenas presentes as pessoas diretamente implicadas nos diferentes momentos celebrativos e alguns convidados.
A nível global a pandemia de covid-19 já provocou mais de 290 mil mortos e infetou mais de 4,2 milhões de pessoas em 195 países e territórios.
Portugal regista 1.175 mortes relacionadas com a covid-19, mais 12 do que na terça-feira, e 28.132 infetados, mais 219, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção Geral da Saúde.
Covid-19: Papa diz que peregrinos estão em Fátima de "alma e coração"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
E essa gente está carregada de ódio, rancor e desejos de vingança, e não esquecem nem perdoam o medo e a humilhação que aqueles seus familiares (e, em alguns casos, eles próprios, apesar de serem, nessa altura, ainda muito jovens).
A evolução das políticas públicas de energia e ambiente, desde a década de 70, tem sido positiva, especialmente no domínio da agenda e formulação de políticas, atravessando governos diversos, embora muito por efeito da nossa integração europeia.
Cenas de mau-gosto como equiparar fascismo e comunismo, sistemas ditatoriais aspirando a dominação totalitária, «não se faziam em jantares de esquerda»
Importa recordar que os impostos são essenciais ao funcionamento do Estado e à prossecução do interesse público, constituindo o pilar do financiamento dos serviços públicos, da justiça social e da coesão nacional.