Sábado – Pense por si

Covid-19: Hospitais têm comissão de prevenção para detetar casos entre profissionais

24 de outubro de 2020 às 10:32
As mais lidas

Marta Temido explicou que estas comissões têm "sempre detetado" os casos de profissionais infetados com covid-19, que estão enquadrados nos planos de contingência dos estabelecimentos de saúde.

A ministra da Saúde explicou hoje que os hospitais têm uma comissão de prevenção da infeção, que tem "sempre detetado" os casos de profissionais infetados com covid-19, os quais estão enquadrados nos planos de contingência dos estabelecimentos de saúde.

"Cada instituição tem uma comissão de prevenção da infeção que aplica as medidas necessárias de controlo da infeção e de transmissão em ambiente covid ou em ambiente não covid. É com estas comissões que contamos para a prevenção da transmissão de infeção", afirmou aos jornalistas Marta Temido, na conferência de imprensa de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus.

A ministra foi questionado sobre a forma como é acautelada a gestão de profissionais de saúde nos centros de saúde e hospitais para evitar que uma infeção feche uma unidade, como aconteceu centro de saúde de Borba ou situações como a do hospital de Santarém, com 82 de pessoas em isolamento.

Marta Temida sublinhou que "é um trabalho complexo" num contexto de uma doença de grande transmissibilidade e admitiu que a transmissão da covid-19 entre profissionais de saúde "é bastante preocupante", nomeadamente pelos efeitos na capacidade assistencial.

"Mas felizmente tem sido sempre detetado por estas comissões e enquadrada naquilo que são os procedimentos e planos de contingência dos próprios hospitais".

Portugal contabiliza hoje mais 31 mortos relacionados com a covid-19 e 2.899 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim hoje divulgado, desde o início da pandemia de covid-19 Portugal já contabilizou 112.440 casos confirmados e 2.276 óbitos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.