Em desfiles junto a vários centros hospitalares do país, forças de segurança e corpos de bombeiros vão agradecer aos profissionais de saúde pelo seu "esforçado trabalho" no combate à pandemia.
Forças de segurança e corpos de bombeiros vão realizar hoje uma ação de agradecimento aos profissionais de saúde pelo seu "esforçado trabalho" no combate à pandemia de covid-19 com desfiles junto a vários centros hospitalares do país.
O porta-voz da Direção Nacional da PSP, Nuno Carocha, explicou que a homenagem vai consistir num desfile de viaturas da polícia e de instituições que se associaram à iniciativa da PSP. Junto aos hospitais, os participantes na homenagem sairão das viaturas por breves momentos, enquanto toca o Hino Nacional, havendo um elemento da PSP que entregará ao responsável da instituição um placard a destacar "o trabalho e o profissionalismo".
A cerimónia simbólica "será breve, para não impedir o normal funcionamento das instituições", adiantou Nuno Carocha.
A PSP destaca, a propósito da homenagem, que "desde a eclosão da crise pandémica que os profissionais de saúde têm desempenhado uma missão fundamental na primeira linha do combate ao inimigo invisível e insidioso que ataca a população portuguesa e mundial".
À iniciativa juntaram-se a Guarda Nacional Republicana (GNR), o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), a Polícia Marítima (PM), as polícias municipais e corpos de bombeiros.
A iniciativa decorrerá em simultâneo, a partir das 15:30, nos distritos de Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Guarda e Faro e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, onde estão localizados hospitais de referência no combate à pandemia ou instituições de emergência e socorro que têm apoiado a ação das forças e serviços de segurança.
Em Lisboa estão previstas duas colunas, uma que vai partir do Hospital de Santa Maria, seguindo para o hospital da Cruz Vermelha e José de Almeida (Cascais) e outra que partirá do Hospital Dona Estefânia, seguindo para a sede do INEM, Hospital Curry Cabral e Hospital Dr. Fernando da Fonseca (Amadora/Sintra).
No Porto, serão visitados os hospitais de São João, de Santo António, Pedro Hispano e de campanha do Porto, havendo a mesma homenagem no hospital de Braga.
A ação estende-se ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, incluindo o Hospital pediátrico, ao de Faro e à Guarda, no Hospital Sousa Martins.
Nos Açores serão visitados o Hospital do Divino Espírito Santo (Ponta Delgada) e, simultaneamente, o Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, enquanto na Madeira será o Hospital Dr. Nélio Mendonça.
Nos demais distritos e mesmo em outras unidades de saúde serão igualmente realizadas homenagens no âmbito da presente iniciativa, adianta a PSP.
A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 140 mil mortos e infetou mais de 2,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 450 mil doentes foram considerados curados.
Em Portugal, morreram 629 pessoas das 18.841 registadas como infetadas.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Covid-19: Forças de segurança realizam homenagem aos profissionais de saúde
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Importa que o Governo dê agora um sinal claro, concreto e visível, de que avançará rapidamente com um modelo de assessoria sólido, estável e devidamente dimensionado, para todos os tribunais portugueses, em ambas as jurisdições.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.