Cada projeto poderá ser apoiado com montantes até 20 mil euros, tratando-se de entidades artísticas, e até 2.500 euros, no caso de artistas, adianta o gabinete da ministra Graça Fonseca.
As candidaturas aos apoios de emergência do Governo para artistas e entidades culturais, no âmbito de um pacote global de um milhão de euros, estão abertas até 6 de abril, anunciou este sábado o Ministério da Cultura.
Cada projeto poderá ser apoiado com montantes até 20.000 euros, tratando-se de entidades artísticas, e até 2.500 euros, no caso de artistas, adianta, em comunicado, o gabinete da ministra Graça Fonseca.
Ainda segundo o Ministério, cada entidade ou artista pode candidatar-se apenas com um projeto. Mas, salvaguarda, "não ficam impedidos de concorrer ao Programa de Apoio a Projetos da Direção-Geral das Artes, cujos concursos serão lançados até ao final deste semestre".
Em declarações à agência Lusa na segunda-feira, a ministra da Cultura elegeu como destinatários desta linha de apoio de emergência artistas e entidades culturais que estão "em situação de vulnerabilidade" e sem qualquer apoio financeiro.
"Sabemos que, neste momento, os projetos não se podem concretizar, porque estamos todos suspensos [devido ao estado de emergência]. O objetivo é podermos, até ao final de 2020, vir a concretizar os projetos que venham agora a ser apoiados nesta linha", explicou Graça Fonseca.
Esta linha é financiada através do Fundo de Fomento Cultural do Ministério da Cultura, integrando-se no quadro de medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica covid-19, que obrigou as autoridades a colocar Portugal em estado de emergência desde as 00h00 de 19 de março e até às 23h59 de 2 de abril.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 572 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 26.500.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Portugal regista hoje 100 mortes associadas à covid-19, mais 24 do que na sexta-feira, enquanto o número de infetados subiu 902, para 5.170, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.
Os Açores têm 27 casos confirmados, em cinco ilhas, sete dos quais internados em dois hospitais.
JGJ (SS) // HB
Lusa/Fim
Covid-19: Candidaturas à linha de apoio de emergência à Cultura até 6 de abril
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A condenação do CSMP assenta na ultrapassagem das limitações estatutárias quanto à duração dos mandatos e na ausência de fundamentos objetivos e transparentes nos critérios de avaliação, ferindo princípios essenciais de legalidade e boa administração.
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.